Foto: Ilustração | Pixabay
O Brasil já está preparado para enfrentar o surto de varíola dos macacos que cresceu em todo o mundo nos últimos meses. A afirmação foi feita nesta segunda-feira pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros.
– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp de graça tocando aqui!
No último sábado, a OMS, Organização Mundial da Saúde, declarou a doença como uma emergência de saúde pública internacional. A varíola dos macacos já teve mais de 16 mil casos notificados em 75 países.
O secretário Arnaldo Medeiros destacou que o Brasil já possui uma sala de situação, específica para lidar com a doença, que está em funcionamento desde maio no Ministério da Saúde.
Siga a Acústica no Google notícias e receba nossas informações de graça tocando aqui
Outra medida anunciada pelo Ministério da Saúde para combater a varíola dos macacos é a aquisição de vacinas contra o vírus causador da doença. Segundo o secretário Arnaldo Medeiros, a OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde, está à frente do processo de aquisição do imunizante para todos os países do continente.
Até o início desta semana, o Ministério da saúde registrou 813 casos confirmados de varíola dos macacos em todo o país. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 595 casos.
O secretário Arnaldo Medeiros ressaltou que apesar de a doença ter baixa letalidade, é importante que a população se mantenha vigilante para identificar os casos e encaminhá-los para tratamento.
O secretário de Vigilância em Saúde falou sobre o assunto antes da abertura de um workshop promovido pelo Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, para tratar de vigilância, alerta e resposta a emergências em saúde pública. O evento, realizado em Brasília, reuniu representantes de 42 países para compartilhar experiências, com o objetivo de fortalecer as estruturas de vigilância no Brasil e nas Américas.
Apesar do susto, apenas danos materiais foram registrados
Iniciativa busca auxiliar na retomada econômica de microempreendedores individuais atingidos pelos eventos meteorológicos de 2024
Vítima, de 16 anos, foi atingida por pelo menos oito golpes de faca, que acertaram…
Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança
Depois de um bom churrasco, o que sobra além da lembrança saborosa são as grelhas…
O celular está sempre com você: na mão, no bolso, no sofá, no banheiro, na…
This website uses cookies.