O Ministério Público de Pelotas investiga um caso de surto de coronavírus confirmado no lar, Quinta Urbana. Na última quarta-feira (17), foi divulgada a informação que, desde o começo do surto, dez idosos morreram em decorrência da covid-19. A instituição de longa permanência afirmou que já notificou todos os familiares e segue monitorando os moradores que ainda estão no local.
Conforme o lar, os idosos receberam a vacina contra o coronavírus no dia 27 de janeiro, porém 48h após a imunização, apresentaram sintomas referentes a doença. Inicialmente, o médico do local e a vigilância epidemiológica da cidade, acreditaram se tratar de um efeito colateral da vacina.
Entretanto, no início de fevereiro, uma idosa apresentou sintomas graves e precisou ser hospitalizada. A senhora, acabou morrendo. Seu exame para covid-19 deu positivo após dois dias de sua morte. Posteriormente, outros sete idosos também morreram. Neste momento, 73 pessoas residiam no lar.
A Vigilância Sanitária esteve na instituição e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, diversas irregularidades foram constatadas, como o uso de copos compartilhado e utilização de toalhas coletivas nos banheiros, contrariando o que exige o Plano de Contingência de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde do município, no mínimo 40 idosos testaram positivo para Covid-19.
No último Boletim Epidemiológico da cidade, divulgado na tarde desta quarta-feira (17), foi confirmada a morte de mais duas idosas que eram moradoras do lar. Dessa forma, o número de óbitos de idosos institucionalizados, subiu para dez, em decorrência desse surto. O MP recebeu a denúncia de que funcionários haviam positivado antes da morte da primeira idosa, e que os resultados foram omitidos da Vigilância Epidemiológica. O órgão informou que irá investigar a informação.
Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase
Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas
Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município
Inscrições começam nesta segunda-feira (5)
Calendário de pagamento ocorre de acordo com mês de nascimento
Delegado diz que material seria utilizado por grupo criminoso para ações violentas disfarçados de forças…
This website uses cookies.