Ministério Público realiza operação contra pré-candidato suspeito de entregar doações em troca de votos

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) – Núcleo Litoral, realizou nesta terça-feira (04) mais uma operação contra o desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A operação, realizada em Palmares do Sul, mirou três suspeitos, incluindo um pré-candidato nas próximas eleições, acusados de usar os materiais desviados para fazer campanha eleitoral.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Com o apoio da Polícia Civil, a operação resultou na apreensão de donativos que haviam sido doados por entidades de vários Estados. Entre os crimes praticados pelos suspeitos – um vereador, sua companheira e um secretário municipal – estão apropriação indébita, peculato e associação criminosa.

O promotor de Justiça Mauro Rockenbach, responsável pela operação, afirmou: “não descartamos e estamos apurando a participação de mais envolvidos nesse desvio. Isso porque são vários os relatos da população que mencionam diversos vereadores se aproveitando dessa tragédia para benefício próprio e eleitoral”.

Ministério Público realiza operação contra pré-candidato suspeito de entregar doações em troca de votos. Foto: Divulgação | MPRS

Assim como em investigações anteriores em Barra do Ribeiro, Cachoeirinha e Eldorado do Sul no mês de maio, Palmares do Sul foi alvo de denúncias que estão sendo apuradas e comprovadas. A operação de hoje teve como objetivo obter mais provas, através do cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em residências na cidade e também em Mostardas, na mesma região. Foram apreendidos documentos e mídias eletrônicas que podem fornecer mais evidências dos crimes cometidos.

As denúncias, inicialmente encaminhadas à Promotoria de Justiça de Palmares do Sul, indicam que os investigados se aproveitaram dos cargos que ocupam para desviar donativos para suas residências e oferecer esses materiais em troca de votos nas próximas eleições.

A operação foi coordenada pelo promotor de Justiça André Dal Molin, chefe do GAECO no Rio Grande do Sul, e contou com a participação dos promotores de Justiça Leonardo Rossi, de Palmares do Sul, e Alcindo Bastos, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre, além do delegado da Polícia Civil Antônio Ractz.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

3 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

9 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

10 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

12 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

12 horas ago

This website uses cookies.