Agro

Ministro da Agricultura assegura que deputados terão acesso à COP-10

Em uma reunião com deputados estaduais e federais gaúchos em Brasília, na quarta-feira (18), o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), afirmou aos parlamentares que terá uma voz ativa em defesa do plantio, do comércio e da indústria da cadeia produtiva do tabaco durante a 10ª Conferência das Partes (COP-10). Diferentemente de edições anteriores, o ministro assegurou que a pasta não adotará uma posição de neutralidade, mas sim uma postura ativa em defesa do plantio, comércio e indústria da cadeia produtiva do tabaco.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!

Publicidade

Na reunião, Fávaro também enfatizou seu compromisso em garantir a proteção integral à agricultura, cultura, indústria e comércio, inclusive defendendo a regulamentação do tabaco aquecido e do cigarro eletrônico. Além disso, o Ministro explicou que oficiará o Ministério da Saúde, a CONIC e outros ministérios, para garantir que o Brasil não adote uma posição contrária na COP-10 e, no mínimo, permaneça neutro. “Mas eu serei uma voz ativa do setor”, garantiu Fávaro.

Na avaliação do deputado estadual Marcus Vinícius (PP), que liderou a subcomissão em defesa do setor produtivo do tabaco e o acompanhamento da COP-10 na Assembleia Legislativa do RS, os encaminhamentos foram oportunos. “Tínhamos um receio do posicionamento do governo federal, que inclusive já havia veiculado campanhas categorizando ‘plante comida e não tabaco’, desvalorizando o produtor e essa cadeia produtiva secular, honesta e rentável. É fundamental sabermos que o Ministro se posicionará dessa forma”, avalia.

Durante a reunião, Marcus Vinícius também entregou o relatório produzido pelo parlamento gaúcho sobre o setor produtivo. O deputado explicou que o grupo de trabalho percorreu os municípios gaúchos ouvindo produtores, entidades e lideranças. “É um retrato de como o setor se encontra. E esse setor precisa e quer ter voz na COP-10”, disse Marcus Vinícius.

Ministro assegura que deputados terão acesso ao evento

De forma inédita, Fávaro garantiu aos deputados que também oficiará o Ministro das Relações Institucionais do Brasil, Alexandre Padilha (PT), e também o responsável pelo Itamaraty, para que garanta o acesso da delegação brasileira ao evento. A delegação, de acordo com Fávaro, não seria apenas dos representantes do governo federal, mas sim da garantia da participação de parlamentares e representantes do setor. O Ministro, no entanto, solicitou que a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa do RS forneçam à pasta uma relação de nomes de deputados que manifestam interesse em representar a comitiva.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

12 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

13 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

15 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

15 horas ago

This website uses cookies.