Categories: Saúde

Ministro da Saúde admite dificuldades no fornecimento de vacinas para estados e municípios

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi o primeiro representante do Governo Federal a ser questionado pelos senadores que analisam a CPI da Covid-19. O debate foi feito nesta segunda-feira (26), de forma virtual, e estavam presentes os 11 parlamentares escolhidos para analisar o tema. Durante sua fala, Queiroga disse que acelerou o ritmo de vacinação contra a doença entre os grupos prioritários.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

No entanto, o ministro admitiu que há dificuldades no fornecimento de vacinas para estados e municípios, e pediu para que prefeitos e governadores sigam o Plano Nacional de Imunização. “Se nós respeitarmos o Programa Nacional de Imunização, conforme pactuado na tripartite, ele iria melhor. Os senhores sabem que na bipartite, às vezes, se muda a orientação para incluir um grupo ou outro, e isso termina por alterar a harmonia do nosso programa e atrapalha o processo de vacinação”.

A recomendação de Queiroga é porque prefeitos e governadores têm autonomia para definir como será a vacinação. Em alguns estados, os governadores estão adiantando os imunizantes da Coronavac, separados para uso na segunda dose, e aplicando como primeira. O problema é que a previsão de chegada de novas vacinas da Coronavac só deve acontecer daqui dez dias e alguns estados não tem estoque. “Nós vamos emitir uma nota técnica acerca deste tema. Inclusive na minha cidade, João Pessoa, se judicializou e foi entregue essas doses de Coronavac por judicialização. Só que se todos fizerem isso, não tem dose pra todo mundo”, comenta. 

Em contrapartida, o chefe da pasta da saúde disse que começou a liderar o ministério com falta de estoque de equipamento de proteção individual, e que já tem resolvido este problema. O ministro também informou que as vacinas da Pfizer vão chegar nesta quinta-feira (29) e que serão incluídas no Plano Nacional de Imunização. A CPI da Covid analisa se o Governo Federal, estados e municípios têm sido negligentes em ações de combate ao novo Coronavírus. As audiências devem continuar nos próximos três meses.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Horóscopo para este sábado, dia 17 de maio de 2025

Antes de tudo, acredite em si mesmo e na sua capacidade

12 minutos ago

Ambulância do SAMU pega fogo durante resgate na BR-116

Equipe estava atendendo um acidente, quando ocorreu o imprevisto

24 minutos ago

BM de Encruzilhada do Sul realiza operação de segurança nas escolas

Agentes realizaram efetuaram intensa fiscalização no transporte escolar

38 minutos ago

Vélez Camaquã supera ACBF e conquista vantagem na Taça Farroupilha

Equipe está a um empate do seu primeiro título como profissional

58 minutos ago

FBV 2025 deve impulsionar negócios e movimentar setor do varejo

Evento ocorre entre os dias 21 e 23 de maio no Centro de Eventos da…

12 horas ago

Confira a programação deste sábado (17) na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

13 horas ago

This website uses cookies.