Ilustração da espaçonave usada na missão DART e do satélite italiano que registrará imagens do impacto. Foto: Steve Gribben / Johns Hopkins APL / Nasa
Nada de filme hollywoodiano ou ficção científica. Uma missão da Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, será lançada na madrugada desta quarta-feira (24) rumo a um asteroide no espaço.
– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
É a DART, Missão de Teste de Redirecionamento de Asteróide Binário (tradução do inglês), que tem o objetivo de avaliar se é possível mudar o curso de um destes corpos celestes com o impacto de uma espaçonave. Com cerca de 620 kg e 19 metros de diâmetro, a nave será lançada em um foguete da Space X Falcon 9, direto da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia.
– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Segundo a Nasa, o alvo da missão é o asteróide Dimorphos, que faz parte do sistema duplo e orbita um maior batizado de Didymos.
A missão conta com a colaboração da Agência Espacial Europeia que ajudará no trabalho de rastreio e contato com a espaçonave.
– Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!
De acordo com a Nasa e com a ESA, as rochas espaciais não são uma ameaça para a Terra, mas os testes são significativos para futuras ações envolvendo asteroides.
A DART deve atingir Dimorphos em 2022 – um choque que deve alterar ligeiramente a rota e formar uma cratera, o que deve ser captado por telescópios terrestres. .
Em 2024, uma outra missão da ESA seguirá rumo a dupla meteoros para fazer a coleta de dados e avaliar o impacto nas rochas.
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres
Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento
This website uses cookies.