Junto com a enxurrada de denúncias de trabalho escravo e más condições laborais de diversas marcas de moda, o consumo consciente vem emergindo cada vez com mais força. Esta semana o programa Conversa Boa comentou a moda sustentável em entrevista com Tatiana Stein, designer e idealizadora da marca Brisa Slow Fashion.
Na opinião de Tatiana a moda para ser sustentável tem que estar sustentada em três pilares: social, ambiental e econômico, ou seja, não pode agredir meio ambiente nem submeter parceiros e colaboradores a condições não éticas de trabalho. E tudo isto deve ser feito de forma clara e não obscura.
O principal contra ponto da moda sustentável, ou slow fashion, é o fast fashion, termo usado para designar marcas que produzem em massa, extremamente rápido. Já o slow fashion não tem esse comprometimento com o relógio, e nem com as tendências já que suas roupas não seguem as modas do momento, e são projetadas para atender necessidades reais, mais do que servir a ocasião.
O Brasil tem se destacado muito no cenário mundial de ecofashion, ou moda sustentável, e segundo Stein, o Rio Grande do Sul tem tido destaque no mercado nacional, como sendo um dos estados que mais tem marcas voltadas ao segmento. Apesar de ser um segmento mais voltado a consumidores com maior poder aquisitivo, é uma (contra?) tendência que tende a se espalhar ao longo do tempo.
Confira a entrevista completa aqui e conheça um pouco mais desse tipo de moda no editorial da marca:
Fotografia: Roberto Hurtado
Beleza: Savana Sá
Modelo: Duda Saltiel
Styling: Leonardo Borniger
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