Moradores do bairro Bonsucesso, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, ficaram surpresos com panfletos depositados nas caixas de correspondências da região. No papel, o anúncio é de um “serviço” para evitar horas de espera para conseguir consultas médicas com clínico geral ou ginecologia.
Trata-se de um homem que se oferece para guardar lugar na fila e chega a informar um número de telefone para contato. A RBS TV ligou para o celular indicado e foi informada que o custo da ficha era R$ 35, o que garantiria os dois primeiros lugares na fila. Uma segunda pessoa, ligada ao intermediário, ajudaria na reserva da segunda vaga.
“Eu vou (para a fila) de um dia para o outro. Tem gente que às 2h, 3h da manhã, já vai pra fila”, afirma o intermediário.
No local, são comuns reclamações de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre filas nas madrugadas. Pacientes relatam que chegam a aguardar quatro horas até a abertura do posto, às 7h, para tentar conseguir uma ficha.
“De madrugada, a pessoa se arrisca a ser assaltada, por isso acaba pagando para alguém”, diz Ana Cláudia Silva de Castro, que está desempregada e reclama da pouca quantidade de médicos nos postos de saúde da cidade.
A Prefeitura de Gravataí reconhece o problema, mas promete acabar com as filas até o fim do ano, com o sistema de teleagendamento de consultas por telefone. O serviço, segundo o Executivo, já beneficia 60% da rede pública.
“A comunidade não pode se submeter a esse tipo de coisa absolutamente ilegal. Estamos trabalhando para diminuir as filas nos postos de saúde, tanto que implantamos o teleagendamento, já estamos com mais de 30 mil pessoas atendidas e o quadro médico está em torno de 85% completo”, assegura o secretário de Governança Comunitária de Gravataí, Claiton Manfro.
O sistema, no entanto, só funciona para clínico geral, que encaminha o paciente, se for o caso, para um especialista. A espera para esse primeiro atendimento, ainda de acordo com a prefeitura, varia de uma semana a 30 dias.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.