Morte do Papa Francisco: padre gaúcho participa de cerimônia e comenta a expectativa para o Conclave. Foto: Acústica FM
Em entrevista exclusiva à Rádio Acústica FM nesta quinta-feira (24), o Padre Antônio Hofmeister, que reside na Casa Santa Marta, no Vaticano, compartilhou suas impressões sobre o falecimento e funeral do Papa Francisco. Em sua fala, o sacerdote detalhou os preparativos para o Conclave que elegerá o novo líder da Igreja Católica.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O sacerdote, que trabalhou como tradutor e intérprete na seção de língua portuguesa do Vaticano, expressou sua tristeza pela morte do Papa Francisco, a quem auxiliava diretamente:
“A notícia do falecimento do nosso querido Papa Francisco me pegou fora de Roma”, disse o padre, que estava em missão em Moçambique durante a Semana Santa.
“Assim que cheguei aqui em casa, passei ali na Basílica para rezar junto ao corpo do nosso querido Papa Francisco. Afinal de contas, ele também morava aqui nessa casa, nós convivemos aqui morando na mesma casa”, destacou.
Padre Antônio detalhou a atmosfera de comoção que tomou conta do Vaticano, com milhares de fiéis prestando suas últimas homenagens ao Papa. Ele também explicou que a Casa Santa Marta, onde reside, abrigará os cardeais que participarão do Conclave:
“Os residentes aqui da casa, nós teremos que ajeitar nossas coisas, liberar os quartos para dar espaço para os cardeais chegarem”, afirmou.
Ao ser questionado sobre seu trabalho no Vaticano, Padre Antônio explicou que auxiliava o Papa Francisco em documentos e encontros com autoridades de língua portuguesa:
“Tudo que diz respeito, ou que chega, documentos que chegam em língua portuguesa… o meu papel é de intérprete, tradutor e intérprete nesses encontros, mas também os documentos pontifícios, as encíclicas, as cartas apostólicas”, explicou.
O sacerdote também compartilhou detalhes sobre a relação da eminência com o Brasil “O Papa, o primeiro Papa latino-americano, ele tinha muito carinho pelo nosso país. Foi a primeira viagem internacional dele ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude de 2013”. Padre Antônio também mencionou a relação familiar do Papa com o Brasil, já que um tio dele morou muitos anos em Pelotas.
Sobre o Conclave, Padre Antônio ressaltou que, apesar das especulações da imprensa, a escolha do novo Papa é guiada pela ação do Espírito Santo. “Não são jogos políticos, não são influências… é a ação do Espírito Santo que vai iluminar cada um deles a votar por aquele que eles acham que é o mais digno”.
O Padre Antônio também relembrou com carinho o tempo em que foi vigário paroquial em Camaquã, entre 2002 e 2004. Ele destacou que o município foi sua primeira paróquia, ao final da entrevista ele mandou um abraço para os amigos e para as comunidades da cidade.
A denúncia foi feita pelo líder da bancada do PT, deputado Miguel Rossetto, durante audiência…
Conforme a delegada Vivian Sander Duarte, a nova forma de solicitação visa reduzir a burocracia…
Primeira guia de pagamento foi gerada e encaminhada às empresas
Feira multisetorial ocorrerá de 12 a 18 de maio no Parque de Eventos Dorval Ribeiro
Local foi atingido pelas enchentes de 2024
Os atos fúnebres estão sendo realizados na sala 1 da Funerária Jardim
This website uses cookies.