MP descobre leite vencido e azedo distribuído no Estado

Em mais uma fase da Operação Leite Compensado, a nona etapa desde início de 2013, o Ministério Público (MP) descobriu leite vencido e azedo sendo distribuído aos consumidores. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (17) no Nordeste gaúcho, em Esmeralda, cidade distante 65 quilômetros de Vacaria.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco de buscas, incluindo a apreensão de quatro caminhões. O Ministério da Agricultura vai dar sequência na investigação, ao rastrear quais as marcas comercializavam o produto vencido. Não se descarta o envio do leite para São Paulo e Espírito Santo, além da distribuição no Rio Grande do Sul.

Publicidade

Foram presos o proprietário da transportadora Márcio Fachinello ME e três motoristas da empresa – João Paulo Alves da Silva, Claudiomiro de Souza e Tiago da Luz Pereira, que confessou que o proprietário pedia para adicionar produtos no leite.

A nona edição também teve vistoria no município de Água Santa, no laticínio Unibom. Apesar de não ter sido encontrado indícios de participação da indústria e de não ter mandado de busca no local, os agentes foram até a empresa pelo fato dela receber o leite de uma distribuidora de Esmeralda.

Os presos suspeitos de coletar leite após quatro e até sete dias dos produtores, enquanto o normal seria no máximo dois dias. Como o produto vencido acaba deteriorando, ficando mais ácido e perdendo os nutrientes, os envolvidos na fraude colocavam bicarbonato de sódio para mascarar o problema na hora da análise físico-química. Depois disso, o produto seguia para a indústria e para o consumidor.

“O leite vencido ou azedo, que é mascarado para passar na análise, é o mesmo leite que a dona de casa vai ferver e, apesar de estar dentro da validade, começa a talhar”, diz o promotor de Defesa do Consumidor, Alcindo Bastos.

Também há suspeita de adição de água para aumentar o volume do leite. Eram recolhidos pela transportadora, investigada há quatro meses, entre 40 e 50 mil litros diários de leite em diversos municípios dos Campos de Cima da Serra. Na análise e quatro coletas houve resultado positivo de adulteração.

O promotor Mauro Rochemback, que participa da ação, diz que foram configurados crime organizado, prática comercial abusiva e adulteração de produto alimentício.

 

Transportadora

O proprietário da transportadora Márcio Fachinello ME, Márcio Fachinello, negou qualquer tipo de irregularidade no serviço.

“Eu nego a adulteração, mas se eles acharem alguma coisa, eu assumo tudo”, disse o proprietário

 

Consumidores

Segundo o promotor Alcindo Bastos, aumentou o número de reclamações por parte dos consumidores. Produtos com validade de quatro meses começam a estufar as embalagens com pouco mais de dois meses após a data de fabricação. Bastos destaca que esse é um sinal de grande quantidade de acidez e que leva o leite a azedar.

O promotor ainda destaca que é obrigação dos transportadores verificarem temperatura e acidez do produto antes mesmo de levar a um posto de resfriamento, que é o ponto intermediário entre produtor e indústrias. No entanto, para obter lucro maior ao buscar leite de mais produtores do que conseguem atender normalmente, alguns produtos passam do período normal da coleta e acabam deteriorando.

O Ministério da Agricultura, a Receita Estadual e a Brigada Militar também participam da 9ª etapa da Operação Leite Compensado.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Papa Francisco morre aos 88 anos

Anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta

5 horas ago

Hoje na história – 21 de abril: Tiradentes é enforcado e esquartejado

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história

10 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta terça-feira (22)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

1 dia ago

Caliandra: 3 segredos para uma floração intensa

Nem toda planta com flores vibrantes atrai tanta vida quanto a caliandra. Essa espécie, conhecida…

1 dia ago

Medidas protetivas poderão ser solicitadas online no RS após 6 mulheres terem sido mortas em 24h

De acordo com a Polícia Civil, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso…

2 dias ago

This website uses cookies.