Destaque Individual

MTG propõe cavalgadas solidárias para 20 de setembro

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e a 1ª Região Tradicionalista emitiram um comunicado, nesta quarta-feira (13), em que propõem que o tradicional desfile de 20 de setembro não seja realizado este ano em Porto Alegre, em decorrência das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Publicidade

A ideia, construída em conjunto com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, é de realização de Cavalgadas Solidárias descentralizadas. Serão arrecadados materiais para atender às demandas dos municípios atingidos, como itens de higiene e limpeza, roupas íntimas e roupas de cama.

“A sugestão de fazer dos desfiles tradicionais cavalgadas solidárias já vinham sendo tratada com as coordenadorias regionais e com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas. Os CTGs por todo Estado já estão mobilizados para ajudar. A hora é de união e solidariedade”, afirmou a presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, que assina o documento juntamente com o coordenador da 1ª RT, Luiz Henrique Lamaison.

A comissão e o MTG recomendam que todos os municípios gaúchos adotem a iniciativa das cavalgadas. Ainda assim, as entidades que já têm programações em andamento, com destinação de recursos, poderão mantê-las.

“Há projetos em execução, com valores investidos, que não precisam ser interrompidos. Mas é importante reafirmar que o Estado está voltado ao atendimento da calamidade, com todos as secretarias e órgãos envolvidos em uma grande força-tarefa. Em momentos difíceis como o que estamos enfrentando no Rio Grande do Sul, em consequência dos eventos climáticos, a história, os valores e as tradições que compartilhamos como povo nos aproximam e ajudam a fortalecer ainda mais os laços de solidariedade e de cooperação que cultivamos. Por isso, conclamamos o povo gaúcho, de todas as regiões de nosso pago, a realizarem e participarem de cavalgadas solidárias”, disse Gabriella Meindrad, presidente da Comissão e secretária adjunta da Cultura.

Chegada da Chama Crioula em Camaquã

Após ter sido adiada pela equipe organizadora em função das chuvas que caíram na região de Camaquã, a cerimonia de chegada da Chama Crioula em Camaquã, deve acontecer no final da tarde desta quinta-feira (14).

Os cavalarianos devem chegar com a centelha, no final da tarde, no CTG Camaquã. O ato será responsável por dar início as comemorações farroupilhas no município.

Neste ano, devido a continuidade da programação, não será celebrada a tradicional Missa Crioula. Mas, uma extensa programação elaborada pela Prefeitura de Camaquã, segue mantida.

Leia na íntergra, o documento elaborado pelo MTG:

 

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

12 minutos ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

1 hora ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

10 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

15 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

16 horas ago

This website uses cookies.