Categories: PolíciaUrgente

Mulher suspeita de matar grávida para roubar bebê é indiciada por homicídio

A Polícia Civil indiciou  nesta segunda-feira  a mulher suspeita de matar a gestante Paula Janaina Ferreira Melo, 25 anos, em Porto Alegre, para ficar com o bebê . O inquérito foi remetido para a justiça e a investigação do caso concluída.

Segundo o delegado Thiago Carrijo, responsável pela apuração,  Joseane de Oliveira Jardim, 42 anos, vai responder por homicídio qualificado, aborto,  por ter dado parto alheio como próprio, e ocultação de cadáver. A pena deve ultrapassar os 40 anos de reclusão.

Publicidade

“Pelos laudos do IGP, ela atraiu a vítima pro apartamento dela primeiro, matando a gestante ali.  A causa  da morte da Paula foi um traumatismo crânioencefálico, muito provavelmente, por uma ação contundente na cabeça . Depois a Joseane  tentou fazer ali o parto, infelizmente, o feto nasceu morto.

No momento, a polícia civil descarta que outras tenham participado do crime.

“ Remeti o inquérito constando que não ocorreu a participação de nenhuma outra pessoa, nós não conseguimos apurar que houve uma terceira pessoa ou uma segunda pessoa participando”, destacou Carrijo.

A investigação também não conseguiu apontar se outras gestantes foram vítimas do assédio da mulher.

Confira a matéria em áudio

 

Relembre o caso da Mulher suspeita de matar grávida

O caso começou a ser investigado no metade de outro, depois que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levou a suspeita, junto do bebê morto, até o Hospital Conceição. Exames apontaram que ela não podia ser a mãe e a polícia foi chamada em seguida.

Joseane de Oliveira Jardim, suspeita de matar a gestante Paula Janaína Ferreira Melo para ficar com o bebê, na última segunda-feira (14) , em Porto Alegre, teria falado com os conhecidos da vítima antes de ser presa .

Segundo a Polícia Civil, Paula foi morta na segunda-feira (14) de outubro, atraída até a casa da suspeita com a promessa de que ganharia presentes para o bebê. O caso aconteceu em Porto Alegre.

No apartamento, Paula teria sido agredida na região da cabeça. Após o assassinato, a suspeita teria retirado o bebê da barriga e simulado um parto. O corpo da mãe da criança foi encontrado escondido debaixo de uma cama em um dos quartos do imóvel.

Joseane tinha remédios para depressão em casa. Conforme a vizinhança, a suspeita tem dois filhos adultos, que eram adotados. Eles já não viviam com ela. O marido dela também prestou depoimento, mas somente na condição de testemunha.

Joseane segue presa na Penitenciária Feminina de Guaíba, na Região Metropolitana, onde está desde o dia 17 de outubro.

A investigação ficou a cargo da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) de Porto Alegre, mas foi conduzida por Carrijo, que é titular da 6ª DHPP, durante a ausência do titular Daniel Queiroz.

Contraponto

Os advogados Sharla Rech e Richard Noguera, que representam Joseane, se manifestaram por meio de nota, na qual ressaltam seu “interesse em que o julgamento seja conduzido pelo Tribunal do Júri, reafirmando sua confiança na participação popular e no compromisso com um julgamento que respeite o devido processo legal e as garantias fundamentais”. Veja íntegra da nota abaixo:

“A respeito da conclusão do inquérito policial envolvendo Joseane de Oliveira Jardim, a Defesa comunica que, uma vez oferecida a denúncia, todos os fatos poderão ser avaliados com maior profundidade. O encerramento desta fase preliminar marca o início de uma análise mais detalhada, essencial para a compreensão da complexidade do caso.

A Defesa ressalta seu interesse em que o julgamento seja conduzido pelo Tribunal do Júri, reafirmando sua confiança na participação popular e no compromisso com um julgamento que respeite o devido processo legal e as garantias fundamentais.

Reconhecendo a importância e o impacto do caso na comunidade, os signatários permanecem firmes no compromisso de zelar para que sejam respeitadas as garantias fundamentais e a justiça.

Sharla Rech e Richard Noguera.”

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

Recent Posts

Papa Francisco morre aos 88 anos

Anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Farrell da Casa Santa Marta

13 horas ago

Hoje na história – 21 de abril: Tiradentes é enforcado e esquartejado

Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história

17 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta terça-feira (22)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

1 dia ago

Caliandra: 3 segredos para uma floração intensa

Nem toda planta com flores vibrantes atrai tanta vida quanto a caliandra. Essa espécie, conhecida…

2 dias ago

Medidas protetivas poderão ser solicitadas online no RS após 6 mulheres terem sido mortas em 24h

De acordo com a Polícia Civil, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso…

2 dias ago

This website uses cookies.