Moradores do município de Viana, no Espírito Santo, começaram a ser vacinados com meia dose da vacina Astrazeneca. Eles são voluntários em um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo e da Fiocruz. A intenção é avaliar a capacidade de meia dose da vacina reduzir o número de casos de covid-19 na cidade.
> Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui
Nesse domingo (13), 14 mil moradores receberam o imunizante. Podem ser voluntárias pessoas de 18 a 49 anos que não fazem parte de grupos prioritários determinados pelo Plano Nacional de Imunização. Com a grande procura, o prefeito da cidade, Wanderson Bueno, já anunciou um novo agendamento aberto nesta segunda-feira (14) e que ficará disponível até o sábado, dia 19.
O secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, fala que expectativa é que pelo menos 20 mil pessoas possam aderir ao estudo.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Os moradores que integrarem o Projeto Viana serão monitorados, orientados e atendidos para avaliação de eventos adversos. A vendedora autônoma, Laudiceia Santos da Silva, de 33 anos, percebeu entre os moradores um clima de esperança. Segundo ela, esta é considerada meia dose de esperança.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, se as análises do estudo não demonstrarem efetividade ou eficácia, todos os participantes terão acesso a reforço com dose padrão, após 6 meses.
> Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Toque aqui e inscreva-se no nosso canal!
A vacinação para Covid-19 com meia dose ainda não foi testada no Brasil, mas o mesmo estudo foi realizado na Inglaterra, quando se observou a efetividade da meia dose para a produção de anticorpos e redução da taxa de ocorrência da doença.
Os resultados preliminares da aplicação de meia dose na cidade de Viana já serão divulgados em dezembro deste ano.
Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS
Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país
Evento conta com o tema: CMPC e Região da Costa Doce, desafios e oportunidades
Programa oferecerá três mil vagas de carteiras de habilitação ou mudança de categoria
Evento ocorrerá nesta quinta-feira (15), na Fazenda do Bosque
Trabalhos devem se estender pelos próximos dias
This website uses cookies.