Municípios receberão R$ 5,5 milhões extras para enfrentar dengue, chikungunya e zika

O Tesouro do Estado deve repassar cerca de R$ 5,5 milhões aos municípios, via Secretaria Estadual da Saúde (SES), para a implementação de ações de Atenção Primária à Saúde voltadas ao enfrentamento das chamadas arboviroses, doenças provocadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, como dengue, chikungunya e zika. A medida foi definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite, que reúne secretarias municipais e estadual de Saúde, realizada  na semana passada. Ainda não há previsão de data para o envio da verba.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

Publicidade

Os repasses serão definidos em portaria, em parcela única, e devem ser utilizados em manutenção e estruturação das ações das Equipes de Saúde da Família e das Unidades de Saúde da atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS). Vão ter acesso à verba os municípios que apresentarem Planos Municipais de Contingência para Arboviroses. Até agora, mais de 400 municípios já enviaram seus planos com o objetivo de qualificar o diagnóstico e o atendimento à população, além da prevenção à circulação do mosquito Aedes aegypti.

A secretária Arita Bergmann acredita que cada município saberá onde aplicar melhor o recurso de custeio para incrementar as ações.

“O intuito é que não tenhamos uma repetição de 2022, com um volume expressivo de casos de dengue”, explicou.

Profissionais da área vêm recebendo atividades de capacitação sobre o manejo da dengue nos serviços de saúde. Para a secretária adjunta Ana Costa, a dengue tem sido uma grande preocupação, pois muitos municípios estão infestados pelo mosquito transmissor da doença, o que aumenta a importância da formação da Atenção Básica.

Ana citou como exemplo o Curso de Manejo Clínico para Atenção Primária de Saúde, realizado em parceria com o Telessaúde, serviço mantido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Cada município receberá uma parcela do total disponível, de acordo com cinco faixas populacionais: até 10 mil habitantes, de 10.001 a 20 mil habitantes, de 20.001 a 50 mil habitantes, de 50.001 a 200 mil habitantes e acima de 200 mil habitantes. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo; veja como economizar

Escassez de chuvas no período fez Aneel acionar a bandeira tarifária amarela, que aumenta em…

17 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (05)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

20 horas ago

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

1 dia ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

1 dia ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

1 dia ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

2 dias ago

This website uses cookies.