Mutirão faz limpeza das margens do arroio São Lourenço

Na Semana do Meio Ambiente, esta terça-feira (04) é o Dia do Arroio. Por isso, durante a manhã, foi realizado um mutirão de limpeza das margens do arroio São Lourenço reunindo um montante de cerca de 7 toneladas de resíduos diversos.

A ação foi conjunta das secretarias do Planejamento e Meio Ambiente, Obras e Urbanismo, Desenvolvimento Rural, Grupo de Escoteiros Garibaldi, Corsan e Polimata, além da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, em combate ao mosquito Aedes aegypti.

Publicidade

Ao longo da manhã, o trabalho foi de recolhimento de todo o tipo de lixo nas margens, no trecho entre o fim da avenida Santos Abreu até a foz, inclusive com podas de árvores e limpeza de solo. O resultado foi as cerca de sete toneladas de resíduos, entre entulhos, recicláveis diversos e podas. Durante a ação, foram feitas análises das estruturas utilizadas pelos pescadores, como um marco inicial do projeto de revitalização dos trapiches.

O prefeito Rudinei Härter acompanhou a ação e se surpreendeu com a quantidade de lixo, elogiando o trabalho e também a beleza do local que agora pode ser usufruído por lourencianos e turistas com mais segurança.

A Semana do Meio Ambiente iniciou na segunda-feira (03) com o Dia da Água em que estudantes e professores visitaram a estação de tratamento de água da Corsan. A programação segue até a sexta-feira (07), com uma temática a cada dia.

Programação da Semana do Meio Ambiente

Quarta-feira (05) – Dia da Praça

8h às 16h – Doação de mudas nativas, recolhimento de óleo de cozinha, exposição de orquídeas e cactos (Ivan Gorniak), CEAMA, Corsan, Projeto de Medicamentos Fitoterápicos, Lançamento do projeto “Bituca Zero” (Grupo Polimata), Feira de adoção de cães e gatos (Peludos SLS). Local: Praça Dedê Serpa.

10h – Plantio simbólico de árvores na praça central pelo prefeito, secretária de Planejamento e Meio Ambiente, presidente da Câmara Municipal de Vereadores e representante do Ministério Público, lançamento da Campanha de Arborização e Conservação das Áreas Públicas Municipais. Local: praça Dedê Serpa.

19h15 – #PedalAmbiental- Pedalada Ambiental – organização Kbike, ULC, UCB e ONU. Participantes: Alunos, professores de escolas públicas e privadas e população em geral.

Quinta-feira (6) – Dia do Horto

8h às 12h – Oficina de plantio de mudas, plantio de espiral de ervas medicinais e visitação ao Horto Municipal. Participantes: Alunos e professores de escolas públicas e privadas e participantes de programas de Inclusão e Assistência do Município. Local: Horto Municipal – avenida Dr. Moliano Crespo, 1310.

Sexta-feira (7) – Dia da Lagoa

8h às 12h – Passeio pela orla da lagoa com recolhimento de resíduos sólidos, plantio de mudas nativas e campanha de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Participantes: Alunos, professores de escolas públicas e privadas e população em geral. Local de encontro: Trapiche em frente ao Lar dos Velhinhos Santo Antônio.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

CEEE Equatorial investe em melhorias no Distrito Industrial de Camaquã para reduzir falta de Energia

Gerente Aurélio Knepper explicou sobre os trabalhos na Vila São Carlos e os benefícios para…

2 horas ago

Pneumonia: Como a gripe pode evoluir para este problema respiratório?

Pneumologista Marcelo Mallmann explica os fatores de risco e a importância da vacinação para a…

2 horas ago

Acidente com duas motos deixa uma pessoa ferida em Rio Grande

Um dos envolvidos ficou em estado grave com a colisão

2 horas ago

Grêmio busca reação contra Santos sob pressão da torcida

O Grêmio ocupa a 18ª posição, na zona de rebaixamento

3 horas ago

Kosmos 482 pode cair na Terra: saiba quais os riscos para o Brasil

Brasil está na possível rota de impacto do satélite

3 horas ago

This website uses cookies.