Categories: Geral

Nanosatélite brasileiro será lançado ao espaço neste sábado

Ao redor do planeta Terra circulam cerca de 5 mil satélites, produzidos para os mais diversos usos: de comunicação, meteorológicos, militares, científicos. Cerca de metades deles já estão inativos, se transformando em lixo espacial.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui

Publicidade

E com mais países investindo na tecnologia aeroespacial, inclusive o Brasil, teremos cada vez mais desses satélites orbitando a Terra, como o Amazonas-1, projetado totalmente no país e lançado no final de fevereiro, pesando mais de 600 quilos e com 2 metros de cumprimento.

Mas, outros pequenos equipamentos são cada vez mais numerosos no nosso céu. O NanosatC-BR2 é um nanosatélite produzido pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais,. Tem apenas 2 quilos, a forma de cubo e cabe na palma da mão. Será lançado neste sábado (20), do Cazaquistão, pegando carona no foguete russo Soyuz-2.ok

Com Apoio da Agência Espacial Brasileira, AEB, esse pequeno aparelho vai ajudar a estudar e monitorar, em tempo real, o campo magnético do planeta, em especial no hemisfério sul, e seu efeito sobre o Brasil..

Além de coletar dados do espaço, os nanosatélites são importantes para formação de técnicos e o desenvolvimento da tecnologia aeroespacial no país, como explica o presidente da AEB, Carlos Teixeira Moura.

O NanosatC-BR2 será a segundo modelo de nanosatélite científico universitário do Brasil. O primeiro, lançado há mais de 6 anos, era menor ainda, e continua enviando diversos dados para pesquisas. A construção desses pequenos satélites é considerada barata e de rápido desenvolvimento. A AEB estima ter investido cerca de R$1 milhão no projeto.

Carlos Teixeira Moura explica que o desenvolvimento desta tecnologia também é importante para integrar políticas públicas.

O nanosatélite vai ser lançado do Cazaquistão as 3 da madrugada deste sábado. O lançamento pode ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, no endereço: youtube.com/MCTIC

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 15 de maio – Inauguração da Ponte da Crimeia

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

2 horas ago

Tradicionalismo Gaúcho: Governo do estado anuncia apoio e Enart recebe incentivo fiscal

Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…

9 horas ago

Prefeitura de Camaquã realiza audiência pública para revisão do Plano Diretor

Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce

9 horas ago

Banda SEMEA lança videoclipe da música “Abre a Janela”

Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…

10 horas ago

Rádio Acústica FM realiza programação especial na ExpoCamaquã 2025

Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro

10 horas ago

Como fazer pipoca com sabor e cheiro de cinema: truques que funcionam

Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…

11 horas ago

This website uses cookies.