Um novo estudo da NASA e da Universidade do Havaí, publicado na revista Nature Climate Change, informa que oscilações na órbita da lua podem levar a inundações na Terra na próxima década. O fenômeno deve ocorrer junto a elevação do nível do mar, impulsionada pelas mudanças climáticas.
Os pesquisadores descobriram que inundações em cidades costeiras dos Estados Unidos podem resultar em um grande deslocamento de habitantes e danos significativos em infraestrutura. Oscilações lunares são frequentes, e ocorrem a cada 18,6 anos, ocasionando em marés altas ou baixas.
Desta vez, porém, os cientistas demonstram preocupação, pois aliadas as mudanças climáticas, que ocorrem de forma cada vez mais rápida e acentuada, as oscilações lunares devem ocasionar enchentes de maré alta muita mais intensas e fortes.
Em 2019, foram relatadas mais de 600 dessas inundações. Os cientistas esperam de três a quatro vezes essa quantidade em meados da próxima década.
Quase todos os litorais continentais dos Estados Unidos, Havaí e Guam devem enfrentar os efeitos. Se espera que a elevação do nível do mar torne centenas de milhares de quilômetros quadrados de costa inabitável e possa deslocar mais de 100 milhões de pessoas em todo o planeta até o final do século.
Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município
Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo
Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico
Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…
Alagamentos e acúmulo de barro são registrados nesta sexta
As dezenas sorteadas foram: 02 - 05 - 17 - 24 - 38 - 57
This website uses cookies.