Foto: Acústica FM
Na manhã desta segunda-feira (13), o nível do Guaíba voltou a avançar, atingindo a cota de 4,71m conforme dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas. Em entrevista ao Programa Primeira Hora , o hidrólogo, Rodrigo Paiva, destacou as previsões para esta semana e o sistema de monitoramentos das bacias hidrográficas que se encontram no Guaíba.
No último final semana os acumulados ultrapassaram os 150mm em diversas regiões, o que elevou o pico das bacias do Vale dos Sinos e Vale do Taquari Taquari por exemplo. Com isto a previsão é de uma elevação do Guaíba, com pico na próxima terça-feira (14):
“Conforme nossas previsões para o nível do Guaíba, de hoje para amanhã deve ser o pico, podendo voltar a inundação de áreas que já haviam sido afetadas”, diz o profissional.
Paiva explica que os profissionais da área de hidrologia, promovem o estudo do ciclo hidrológico, com o objetivo analisar dados de infiltração de solos, previsão de cheias e irrigação. Os hidrólogos atuam diretamente com a rotina das cidades e da agricultura, com isto viabilizando a prevenção de possíveis crises hídricas.
Sob a visão dos últimos fatos, nota-se a urgência de uma readequação do sistema de proteção hidrológica de Porto Alegre, com foco na estrutura atual da cidade. Há uma carência de estudo e comunicação entre governo e comunidade para alertar a comunidade sobre a função das barreiras de proteção, segundo o profissional.
As análises hidrológicas preveem à alta possibilidade de repique da cheia do Guaíba. O Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) recomenda atenção a todas as áreas de risco, incluindo aquelas o qual as inundações apresentaram redução.
Seu cachorro come grama com frequência? Entenda quando isso é normal e quando é sinal…
Neste primeiro momento, poderão antecipar o exercício do contrato os produtores e as cooperativas da…
Além do valor principal de R$ 50 mil, serão sorteados dez prêmios de R$ 5…
A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…
Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…
Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias
This website uses cookies.