Nova planta da CMPC pode gerar cerca de 12 mil vagas de empregos em Barra do Ribeiro

Na manhã desta terça-feira (11), o secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, destacou em entrevista a importância do alinhamento estratégico para a geração de empregos na região da Costa Doce, impulsionado pela instalação da nova planta industrial de produção de celulose da multinacional CMPC em Barra do Ribeiro. Este projeto, que representa o maior investimento privado na história do Rio Grande do Sul, promete gerar cerca de 12 mil vagas de emprego diretas durante a construção da nova unidade.

A CMPC, uma das líderes no setor de celulose, está ampliando suas operações com um investimento que pode chegar a R$ 25 bilhões. Para a construção da nova fábrica, estima-se que será necessário mobilizar entre 25 mil a 30 mil trabalhadores, o que demonstra a proporção do projeto e a necessidade de uma preparação adequada para novas vagas de emprego. Sossella enfatizou que a qualificação da população é fundamental, e que a Secretaria do Trabalho, em parceria com a CMPC, já está organizando um plano para capacitar os trabalhadores que virão de 75 municípios da região.

Publicidade

Além das 12 mil vagas de emprego diretas, o projeto também deverá criar cerca de 4 mil empregos indiretos, abrangendo diversas áreas de atuação, desde a construção civil até serviços de manutenção e logística. A expectativa é de que a nova planta produza 2,5 milhões de toneladas de celulose anualmente, sendo escoada pela Lagoa dos Patos até o Porto.

O secretário ressaltou que a estratégia não se limita apenas à construção da fábrica, mas também à criação de um ecossistema de fornecedores e prestadores de serviços que acompanharão o crescimento da indústria. Isso inclui desde fornecedores de insumos até empresas de transporte e manutenção.

Para garantir que a mão de obra local seja priorizada, Sossella destacou a importância de um “mutirão” para mobilizar e qualificar os trabalhadores da região. O programa “RS Qualificação”, que está sendo implementado, visa oferecer cursos em diversas áreas, como mecânica, eletricidade e construção civil, para preparar a população para as novas vagas de emprego.

Confira a fala do secretário Sossella sobre a nova planta da CMPC pode gerar cerca de 12 mil vagas de empregos

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Úlceras genitais: sintomas, causas e a importância do diagnóstico correto

Urologista Rafael Fraga detalhou os sintomas da doença que atinge homens e mulheres

1 hora ago

Ajude a Lelê: vakinha solidária para ajudar filha de policial militar em tratamento contra leucemia

Descubra como ajudar Lelê e sua mãe, Micheli, que enfrentam juntas o desafio do tratamento

2 horas ago

Sicredi abre inscrições para o Fundo Social 2025

Com aprovação em Assembleia, R$ 1,7 milhões serão destinados aos projetos dos municípios da área…

2 horas ago

Cremers interdita ensino de Medicina da Ulbra no Hospital Universitário de Canoas

Interdição foi decretada na manhã desta quarta-feira (30); medida não afeta atendimento à população

3 horas ago

Ministro das Cidades assina contratos e autoriza início de obras de novas moradias no Rio Grande do Sul

Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução

3 horas ago

Nota de falecimento: Carlos Bahr morre aos 89 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Igreja União da Boa Vista

4 horas ago

This website uses cookies.