Nova ponte do Guaíba tem 70% das obras concluídas

Na véspera das audiências na Justiça Federal do Rio Grande do Sul, que vão tratar sobre as desapropriações das áreas necessárias para as obras da nova ponte do Guaíba, os trabalhos da estrutura atingiram 70,15%, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit/RS). As audiências de conciliação foram determinadas pela 26ª Vara Federal de Porto Alegre e envolvem as famílias afetadas pela construção. Os encontros iniciam na próxima segunda-feira em um mutirão previsto para durar três dias.

Além das reuniões nos dias 29, 30 e 31 de outubro, outras já estão agendadas para 6, 7 e 8 de novembro, e ainda há reserva de datas para os meses de novembro e dezembro. A conclusão dos trabalhos da estrutura, segundo a superintendência regional do Dnit/RS, está prevista para o segundo semestre de 2019. O valor total investido pelo governo federal na obra até o momento é de cerca de R$ 464 milhões.

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Na manhã de hoje, o movimento era intenso de trabalhadores no canteiro de obras das ruas Voluntários da Pátria e João Moreira Maciel, na zona Norte de Porto Alegre, e na estrutura localizada dentro do Guaíba. A construção chama a atenção de quem passa pela rodovia BR 290, a freeway. A obra é realizada pela construtora Queiroz Galvão.

Os trabalhos da nova ponte do Guaíba começaram em outubro de 2014 ainda no governo da ex-presidente da República, Dilma Rousseff. A previsão inicial era de que a estrutura fosse concluída em setembro de 2017. No entanto, a execução dos trabalhos pela construtora Queiroz Galvão começou a apresentar problemas devido ao atraso no repasse dos recursos financeiros pelo governo federal no final de 2015.

Em 2016, o Dnit/RS chegou a anunciar o prazo final de 2018 para o término da nova ponte. Já foram investidos R$ 464 milhões na estrutura. Para ser concluída, a obra ainda precisa de pelo menos mais de R$ 300 milhões. O custo da nova ponte do Guaíba é estimado em aproximadamente R$ 750 milhões.

A estrutura terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros em acessos e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevadas e viadutos). A nova estrutura terá cerca de 28 metros de largura, em pista dupla com duas faixas de tráfego de veículos em cada sentido.

Redação de Jornalismo

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