Categories: CulturaEntretenimento

Nove artistas de Camaquã são contemplados em projeto cultural do Estado

Nove artistas de Camaquã foram contemplados no edital Prêmio Trajetórias Culturais – Mestra Sirley Amaro, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) através da Lei Aldir Blanc. Representando diversas áreas da cultura, os artistas concorreram com 12 mil inscritos e 1500 contemplados.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

O edital Trajetórias Culturais promovia o desenvolvimento de documentários sobre a carreira dos profissionais. O desafio era contar a histórias de quem faz a cultura e melhora a vida da sociedade, garantindo a memória, as tradições, a diversidade popular, a cultura viva e o desenvolvimento artístico cultural do Rio Grande do Sul.

O prêmio contemplava segmentos culturais do audiovisual, artesanato, artes visuais, circo, culturas populares, cultura viva, dança, diversidade linguística, livros, leitura e literatura. Ainda áreas de música, teatro, memória, patrimônio e museus.

O músico Chico Lopes, baterista da banda Doctor Dog, obteve a quinta melhor nota do Estado na categoria música, após apresentar um pequeno documentário sobre a carreira. Além de Chico, Carlos Eduardo de Oliveira Lopes, Fabrício Soares de Medeiros, Ricardo Vidal, Ricardo Cordeiro, Sandra Mara Garcez, Lea Benvenuto Almeida, Solange de Souza, Catulo Fernandes e Guel Fernandes.

 

Confira o material clicando aqui

Lista completa dos contemplados.

Quem foi a Mestra Sirley Amaro?

A Mestra Sirley Amaro, ou a Dona Sirley, como era mais conhecida, nasceu em Pelotas em 12 de janeiro de 1936, descendente de escravizados, carnavalesca e costureira de profissão. Foi educadora ao descobrir a arte de contar histórias, por meio das próprias histórias e dos seus antepassados, na reconstituição dos saberes aprendidos nas vivências cotidianas. Contava histórias dos bailes de carnaval, das costuras, das antigas charqueadas em Pelotas (RS).

Em 2007, recebeu o título de Griô de Tradição Oral por meio da Ação Griô Nacional, do Programa Cultura Viva (Ministério da Cultura). As contações de histórias eram compostas por diversos elementos: a música, a dança, o estandarte, as fotografias, os cartões, as bonecas e os fuxicos produzidos por ela. Eram elementos articuladores nas suas experiências e reflexões para as narrativas da “Vivência griô” que se apoiam na cultura africana e fundamentam a resistência das contações de história na oralidade e nas formas de visibilizar saberes de uma tradição histórica e oral.

Nas suas narrativas a Mestra trazia as formas de resistências, lutas, reivindicações de direitos e a discriminação de gênero, raça e classe com histórias do seu cotidiano desde menina, passando pela mocidade e a vida de casada. Dona Sirley envolvia seus convidados na contação, convidando-os a encenar algumas histórias. Ela também não cantava sozinha e nessa interação com a griô os ouvintes vivenciavam e sentiam as histórias. Alegrias, tristezas, combinações, sentimentos ganhavam vida através das contações, da dança e do canto entre a Mestra e a relação que se estabelecia com os ouvintes.

Sirley Amaro por onde passou cativou muitas pessoas com suas histórias, músicas, versos e brincadeiras. Foi a memória viva da história do povo negro de Pelotas.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Chuvisca espera 15 mil visitantes na Festa do Fumo e Agrifest

Saiba qual a programação completa do evento neste fim de semana

12 minutos ago

Comércio de Camaquã abre neste domingo para compras do Dia das Mães

Saiba quais serão as próximas datas em que haverá a abertura das lojas em domingos

33 minutos ago

Polícia localiza laboratório de refino de cocaína em Tapes

Uma pessoa foi presa em flagrante. Drogas, armas e munições foram apreendidas

33 minutos ago

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 11 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

58 minutos ago

Abono salarial: saiba quem recebe em maio e qual o calendário

O valor do abono é proporcional ao tempo de serviço no ano-base

1 hora ago

Carro e moto se envolvem em colisão em Camaquã

Acidente ocorreu neste sábado na Bento Gonçalves

2 horas ago

This website uses cookies.