Foto: Ilustração/Pixabay
O Novembro Azul, campanha mundial de conscientização sobre a saúde masculina, completa mais um ano com o objetivo de alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Originado na Austrália em 2003, o movimento ganha força a cada ano, mobilizando homens de todas as idades a cuidarem de sua saúde.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
No Brasil, a campanha do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e do Ministério da Saúde reforça a necessidade de atenção especial à saúde masculina, com foco na prevenção do câncer de próstata, segundo tipo de câncer mais incidente entre homens no país. Os dados são alarmantes: estima-se que mais de 71 mil novos casos sejam diagnosticados por ano no triênio 2023-2025.
O câncer de próstata é mais comum em homens a partir dos 60 anos, mas outros fatores de risco como histórico familiar, obesidade e exposição a agentes químicos também podem aumentar as chances de desenvolver a doença. É fundamental que através do novembro azul 2024, os homens estejam atentos aos sinais e procurem um médico urologista para realizar exames de rotina, como o toque retal e o exame de sangue para dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).
O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Por isso, o Novembro Azul é uma oportunidade para que os homens conversem com seus médicos, tirem suas dúvidas e adotem hábitos de vida saudáveis, como praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação equilibrada e evitar o tabagismo.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.