Categories: BrasilSaúde

Nutricionista alerta para os cuidados com a alimentação na praia

Mais de 7 mil quilômetros de litoral combinados com o clima tropical, férias escolares e folgas no trabalho. É não tem jeito. Nesses meses mais quentes do ano o destino do brasileiro é mesmo a praia.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

Publicidade

Mas como cuidar da alimentação sem deixar de relaxar e aproveitar o calor? A resposta para essa pergunta deixa jornalista Gabriela da Mata em dúvida, na hora de curtir uma praia:

” Quando eu estou na praia, chuto um pouquinho o balde, tomo minha cervejinha, como meu peixinho, meu camarão. Não deixo de de aproveitar. Mas tento fazer um equilíbrio, né?”

De acordo com a professora de nutrição da Universidade Mackenzie, Márcia Nassif, a atenção principal que deve ser dada aos alimentos consumidos na praia é a higiene. Principalmente frituras como coxinha, camarão, peixe, eles podem estragar no calor se não estiverem armazenados de forma adequada., nem tiverem sido fritos na hora:

“Por conta do calor a gente pode ter um um aumento de casos de intoxicação alimentar já que esses micro-organismos podem se multiplicar. O ideal, é claro né, que eles ficassem refrigerados ou dependendo do alimento quando a gente aquece muito a gente consegue eliminar os microrganismos.”

Se o vendedor estiver de luva e álcool gel é sinal de que ele toma cuidado com a higiene. Outra dica da doutora em nutrição é preferir os alimentos naturais. Milho verde por exemplo desde que não tenha muito sal nem manteiga. Para beber, o adequado é água mineral ou água de coco. Que tem potássio que e minerais importantes para hidratação. Segundo Márcia Nassif em relação as bebidas alcoólicas é bom evitar, pois elas ajudam a desidratar:

“Outra coisa que é muito comercializada são os sorvetes por conta do calor. Se o indivíduo puder escolher por picolés de fruta que são opções que são mais refrescantes e que tem um valor calórico melhor do que aquele picolé de chocolate ou de brigadeiro.”

Segundo a nutricionista, o jeito é levar o próprio lanche em um recipiente adequado, suco natural e é possível beliscar de vez em quando umas castanhas de caju ou batatas fritas, mas o ideal são as opções mais saudáveis para não estragar os planos e curtir o sol e a praia com tranquilidade.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 06 de maio – Revelação do primeiro iMac

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Governo Federal formaliza doação de terreno para novas moradias em Encantado (RS)

Terreno de 40 mil m² também será utilizado para UBS, escola de educação infantil e…

13 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de cheias no RS

Previsão de chuvas intensas coloca cidades em estado de atenção e alerta; veja as áreas…

13 horas ago

Homem que se passava por médico é preso em Passo Fundo

Em tentativa de golpe, o suspeito apresentou certificado falso do Cremers e deu prejuízo de…

13 horas ago

Nota de falecimento: Rudimar da Silva Sanguiné “Rudi” morre aos 50 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense

14 horas ago

This website uses cookies.