Categories: GeralSaúde

Nutricionista fala sobre alimentação preventiva ao câncer de mama

Confira a coluna da nutricionista Tanara Stumpf Trenz:

Que não só o outubro seja rosa, mas que todas as mulheres se conscientizem da importância da prevenção do câncer de mama. Por isso não é só porque o mês terminou e o movimento também que você deve deixar de lado cuidados essenciais e coloca-los em prática no seu dia-a-dia.

Publicidade

Bom, primeiramente você precisa saber que muitos fatores podem estar relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama, porém ter relação com um desses fatores não significa que você vai desenvolver a doença, apenas serve como um alerta, para que você se cuide mais.

E a alimentação entra como uma aliada nessa prevenção. Mudanças de hábitos fazem toda a diferença. Opte sempre por uma alimentação mais natural, pois uma alimentação desregrada e rica em conservantes, enlatados, agrotóxicos só fazem mal a nossa saúde. Não se esqueça que quanto mais natural, melhor, mais vitaminas, mais proteção para o nosso corpo.

Você sabia que alguns alimentos, se consumidos durantes longos períodos podem fornecer o ambiente que a célula cancerosa necessita? Evite alimentos ricos em gorduras, alimentos que contenham nitrito e nitratos, conservantes, flavorizantes (picles, salsicha, embutidos, enlatados). Evite ter uma alimentação completamente industrializada.

Abuse de alimentos naturais, pois eles contém nutrientes antioxidantes que previnem o câncer e outras diversas doenças. Opte por frutas da estação, verduras, cereais integrais, oleaginosas, chás naturais e tempere os alimentos com ervas e temperos naturais.

Segue abaixo uma lista dos alimentos que tem maior potencial de ação nessa prevenção:

– o brócolis e o repolho tem uma ação anticâncer devido aos fitoquimicos que protegem as células contra processos de mutação. Previnem não só o câncer de mama, mas de colon, próstata, pulmão e esôfago.

– as frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

– a cenoura, graças ao beta caroteno, protege o DNA contra a oxidação, evitando a formação de radicais livres.

– a romã pode prevenir o câncer por inibir a ação de uma enzima chamada aromatase, que é responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas.

– a pimenta preta e o curry em função dos polifenois, antioxidantes que possuem ação antiiflamatória e podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células da mama.

Além de tudo isso, exercite-se! Você não pode ficar parada, o sedentarismo é um fator de risco. Então escolha uma atividade que goste, aquela que sente prazer em fazer e faça. Seja musculação, dança, zumba, boxe … opções você têm e de monte, o que você não pode ter é a desculpa.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Trânsito: saiba qual a multa mais cara e como evitar

Ela pode gerar multa de R$ 3 mil, além de suspensão imediata da CNH e…

23 segundos ago

Horóscopo para este sábado, dia 10 de maio de 2025

Que a fé nos fortaleça e nos guie em direção aos nossos objetivos

40 minutos ago

Hoje na história: 10 de maio – Fundação da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

9 horas ago

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

15 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

18 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

18 horas ago

This website uses cookies.