Cultura

“Olga”, monólogo que retrata últimos momentos de judia em campo de concentração na Alemanha, será apresentado em teatros do Sesc/RS

O monólogo “Olga”, que recria fragmentos da vida da revolucionária judia Olga Benário, condenada à morte em campo de extermínio nazista na Alemanha, tem agenda de apresentações em teatros do Sesc/RS a partir de 21 de setembro. O espetáculo teatral passará por Camaquã (21/09), Ijuí (27/09), Santa Rosa (28/09) e Gravataí (05/10). Os ingressos custam a partir de R$ 10,00 e podem ser adquiridos pelo site ou em qualquer Unidade Sesc/RS. 

“Olga” estrou em 2018 e recebeu prêmios em diversos festivais.  Foi concebido pela atriz Edelweiss Ramos, que estrela o monólogo, e conta com direção de Camila Bauer. O texto é assinado por ambas, ao lado de Pedro Bertoldi, com autorização e acompanhamento de Anita Prestes, filha de Olga Benário.

Publicidade

A produção é intimista, mas repleta de detalhes. No palco, o cenário de Ronaldo de Almeida e Diego Stefani situa a personagem em um espaço fechado de 2m x 2m, cercado de pilares e arames farpados que remetem a um campo de extermínio. O figurino de Liane Venturella foi inspirado no uniforme utilizado pelas presas no campo de concentração de Ravensbrück, que aproveitava sobras de uniformes usados por prisioneiras já eliminadas. A iluminação de Ricardo Vivian foi pensada para compor parte da cenografia. Já a trilha sonora de Álvaro Rosa Costa foi criada com base em pesquisas sobre os sons existentes nos campos de concentração, propondo um mergulho nos sons da incerteza perante a barbárie. A produção dá o tom às memórias e emoções de Olga, em sua última noite de vida. A classificação etária do espetáculo é a partir de 14 anos.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Oportunizar mais acesso à cultura, ao esporte, à saúde, ao lazer, à assistência e à educação é a prioridade dos serviços oferecidos pelo Sesc e pelo Senac no Estado. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

Keila Moreira

Recent Posts

Taxa de desemprego no primeiro trimestre é a menor para o período em 13 anos

A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…

1 hora ago

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

2 horas ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

3 horas ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

12 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

17 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

18 horas ago

This website uses cookies.