Foto: Divulgação/Polícia Civil
A polícia civil realizou nesta manhã uma operação contra uma associação criminosa acusada de desvio de recursos da secretaria estadual de esportes e lazer. Segundo as informações, os suspeitos teriam movimentado uma quantia aproximada de 8,5 milhões de reais. Foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em duas cidades de Caxias do Sul e Porto Alegre.
A operação Circuito Fechado, investiga cerca de 15 pessoas entre representantes de associações esportivas, empresários e até servidores que atuam no esquema. Até o momento uma pessoa foi presa nesta operação que aponta que a fraude teria ocorrido entre os anos de 2019 e 2020.
O esquema funcionava quando associações esportivas procuravam a Secretaria de Esportes e Lazer em busca de recursos para projetos de incentivo ao esporte, os projetos propostos eram relacionados ao automobilismo na categoria Stock Car Light, e buscava verbas através do Pro-Esporte/RS. Essas associações competiam entre si, e usavam nome de laranjas, mas os donos dessas empresas eram sempre os mesmos.
De acordo com o Delegado de Polícia Max Otto Ritter, responsável pelo caso, as investigações apontaram que mais de 8 milhões de reais foram desviados dos recursos da secretaria. Conforme as apurações dos policiais se descobriu a existência de documentos falsos, notas fiscais inexistentes e falsidade ideológica junto às associações proponentes, fatos esses que, potencialmente, caracterizam o desvio de recursos públicos e danos ao estado.
Os fatos chegaram ao conhecimento da Polícia Civil a partir do encaminhamento de documentação de auditoria que foi realizada pela PGR – RS e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado – CAGE/RS, que apontou diversas irregularidades nos contratos realizados pelas associações.
Participaram desta operação policial 47 Policiais Civis, em 17 viaturas.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.