Sem categoria

Operação da Polícia Civil prende 33 suspeitos envolvidos com tráfico de drogas

Na manhã desta sexta-feira (06/10), a Polícia Civil, através da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Gravataí, coordenada pela Delegada Fernanda Amorim, em conjunto com a Brigada Militar e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), deflagraram a Operação Triunvirato.

Até o momento, 33 pessoas foram presas. Foram apreendidos 119 caça-níqueis, cigarros e entorpecentes.

Publicidade

Mais de 900 policiais civis, 200 policias militares e quase 100 policiais penais cumpriram 190 ordens judiciais, sendo 148 mandados de busca e apreensão e 42 mandados de prisão preventiva, expedidos em desfavor de indivíduos envolvidos em delitos de tráfico de drogas, organização criminosa armada e outros, atuante na Capital e Região Metropolitana.

A investigação iniciou-se com um caso de tentativa de homicídio, crime que estava sendo filmado por membros da organização criminosa. A partir dela, chegou-se a um esquema de tráfico de drogas, armas, extorsão e jogos de azar.

As medidas cautelares foram cumpridas nos municípios de Porto Alegre, Gravataí, Cachoeirinha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Cachoeira do Sul, Viamão e Florianópolis/SC, assim como em diversos estabelecimentos prisionais, como a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas (PMEC), a Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA) e a Penitenciária Estadual de Arroio dos Ratos.

A ação contou com a participação da Divisão Aérea da Polícia Civil, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil, da Brigada Militar e da Superintendência de Serviços Penitenciários (SUSEPE), bem como cães farejadores de drogas e armamentos.

Em coletiva de imprensa, o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou o trabalho integrado das forças policiais no enfrentamento ao crime organizado, que vem resultando na redução dos indicadores criminais. Em setembro, por exemplo, foi registrada queda de 24,3% nos casos de homicídio no Rio Grande do Sul. “Nossa prioridade é atuar contra qualquer grupo criminoso envolvido em homicídios no Estado. Vamos aumentar a pressão operacional para reforçar ainda mais o combate à criminalidade e reduzir as mortes violentas”, afirmou.

O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, ressaltou o trabalho estratégico da Polícia Civil em combate ao crime organizado, que visa a responsabilização são apenas de executores, mas também de mandantes e demais indivíduos vinculados a crimes de homicídios. “Os resultados estão sendo atingidos em razão da organização, integração e esforço feito pelas entidades de segurança, sendo a Polícia Civil, Brigada Militar e SUSEPE”, afirmou.

A Delegada Fernanda Amorim, titular da DPHPP/Gravataí, responsável pela condução das investigações, ressalta a importância da segregação dos suspeitos, retirando-os do convívio social, e da angariação de elementos probatórios, a fim de comprovar o complexo delito de organização criminosa.

O Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado Mario Souza, afirma que “é a maior operação contra homicídios e crime organizado de 2023”, e que “um forte impacto será causado a essa organização criminosa que realizou e autorizou homicídios no Rio Grande do Sul.” O Diretor destaca que “a atuação integrada é fundamental para causar a responsabilização dos criminosos, principalmente lideranças. (…) Essa é uma das medidas que fazem parte do plano operacional contra homicídios e crime organizado implementado em 2022 em conjunto por Polícia Civil, Brigada Militar e SUSEPE.”

Os presos serão encaminhados ao sistema prisional.

Texto: Polícia Civil/RS

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Taxa de desemprego no primeiro trimestre é a menor para o período em 13 anos

A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…

18 minutos ago

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

1 hora ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

2 horas ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

11 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

16 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

17 horas ago

This website uses cookies.