Oportunidade para todos: PCDs na busca por um espaço no mercado de trabalho

O acesso ao mercado de trabalho é um dos direitos das Pessoas Com Deficiência (PCDs) destacados pela lei que cria o Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado este ano pelo Senado. A definição vem reforçar normas que já existem na legislação trabalhista e também os princípios do Programa Jovem Aprendiz, que o Senac-RS oferece. Com o objetivo de formar jovens profissionais, o Programa tem a finalidade de promover a inserção de PCDs na sociedade fazendo com que o conhecimento e a realização pessoal estejam lado a lado em igualdade para eles.

Para que isso possa ser concretizado, o Senac Camaquã busca atuar junto de instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Jovens como Bruna de Oliveira de Oliveira, 17 anos, possui deficiência mental moderada, é a primeira aluna do Senac Camaquã que faz o curso de Aprendizagem Comercial em Serviços Administrativos e já está atuando no mercado trabalhando na Lojas Lebes da cidade.

Publicidade

“Bruna frequenta a APAE há muito tempo e foi ela quem pediu auxílio, veio até nós e disse que queria trabalhar”, afirma a diretora da APAE de Camaquã, Fabiane Freitas que, junto da equipe, formulou o currículo da estudante apontando as capacidades e habilidades, apesar das limitações e entrou em contato com o Senac. Para a supervisora Pedagógica da APAE, Graziela Grala, as duas atividades são importantes para a jovem. “Elas colaboram para o desenvolvimento e crescimento da Bruna, além de criar as noções de comprometimento e responsabilidade que o trabalho promove nas pessoas”, salienta a pedagoga.

A oportunidade da Bruna trabalhar na Loja Lebes foi uma iniciativa do Senac Camaquã. Segundo a pedagoga da instituição, Fernanda Machado, a empresa ainda não tinha preenchido sua vaga destinada ao Programa Jovem Aprendiz e acreditou que fazer a proposta para a loja seria de grande valia para ambos os lados. E realmente é. Para o gerente da Loja Lebes, Giovani Pacheco, o aprendizado é em conjunto, “achamos justo dar essa oportunidade para Bruna. Ela é a nossa primeira funcionária PCD, é uma experiência nova que resulta na troca de conhecimento”, afirma Pacheco.

Para o Senac Camaquã a história da Bruna serve de incentivo não só para PCDs acreditarem no seu potencial, como para as empresas se organizarem e contratarem jovens e adultos com limitações. Bruna atua em diversas funções como organizar produtos na loja e atender clientes, mas a sua atividade preferida é empacotar presentes. “Gosto muito de fazer pacotes para presentes, deixo eles bem bonitos”, afirma Bruna que está feliz com seu trabalho.

Sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência

A partir da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência o Brasil estará de acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiêcia a qual o País é signatário desde 2009.

Até o momento apenas empresas que tivessem a partir de 100 funcionários tinham a obrigatoriedade de contratar uma cota de PCDs. Com o Estatuto, a previsão é de que organizações que tenham a partir de 50 colaboradores reservem no mínimo uma vaga. A nova lei também prevê auxílio-inclusão para quem exercer atividade remunerada, com pagamento desde a data de admissão. Também a concessão para serviços de táxi passa a ter reserva de 10% para motoristas com deficiência.

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

A Lei de Aprendizagem Comercial (Programa Jovem Aprendiz) tem como objetivo promover a inclusão social e profissional, oferecendo formação técnico-profissional a alunos com idade entre 14 e 24 anos, de acordo com a legislação.

Para cumprir às exigências da lei, as empresas devem empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem, número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional. A exceção é válida para as microempresas e entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a educação profissional, facultadas a realizar a contração dos aprendizes.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

17 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

28 minutos ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

57 minutos ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

59 minutos ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

1 hora ago

Chuvas intensas causam transtornos em Camaquã

Alagamentos e acúmulo de barro são registrados nesta sexta

2 horas ago

This website uses cookies.