Os estranhos motivos que derrubaram a obrigatoriedade do extintor nos carros

Em janeiro, quando o extintor de incêndio do tipo ABC tornou-se obrigatório em todos os carros do Brasil, o governo resolveu adiar a exigência para 1º de abril. Às vésperas do Dia dos Bobos, o Ministério das Cidades prorrogou por mais três meses o prazo para que o cidadão gastasse seu dinheiro na compra do equipamento. Nesse momento, o ministério já trabalhava em surdina para eliminar a obrigatoriedade de qualquer tipo de extintor nos automóveis brasileiros.

A revelação foi feita a ZH pelo diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alberto Angerami. Ao assumir, em março, ele foi chamado pelo novo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e recebeu a incumbência de revisar a norma, fruto de trâmites que haviam tomado anos de trabalho de seus antecessores.

Publicidade

– O ministro Kassab me disse: “Angerami, estuda bem o problema dos extintores, porque eu tenho recebido informações de especialistas dizendo que o extintor não é um equipamento obrigatório nos países de Primeiro Mundo”. Na minha assunção, ele já colocou essa questão: faça uma análise criteriosa, etecetera, etecetera e etecetera. Essa ideia de tornar optativo o equipamento já vem de março, mas eu não podia divulgar com antecedência, porque senão os movimentos contrários seriam muito grandes – contou Angerami.

O Ministério adiou três vezes a data em que o novo tipo de extintor supostamente passaria a ser item obrigatório, dilatando o período em que os proprietários de automóveis preocuparam-se em comprá-lo e em que os fabricantes acreditaram que deveriam produzi-lo. O último prazo estabelecido foi 1º de outubro. No dia 17 deste mês, a duas semanas da data limite, veio o anúncio: não haverá necessidade do equipamento nos carros. De uma hora para outra, a política nacional passou da convicção de que os veículos precisavam de um extintor melhor para a de que não havia necessidade de extintor nenhum. Quem comprou o item e pagou caro por ele sentiu que havia sido feito de bobo.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

7 horas ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

7 horas ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

8 horas ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

10 horas ago

Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho

Calendário de pagamento ocorre de acordo com mês de nascimento

10 horas ago

Drogas e uniformes falsos: polícia faz apreensão e prende mulher em flagrante em Canoas

Delegado diz que material seria utilizado por grupo criminoso para ações violentas disfarçados de forças…

11 horas ago

This website uses cookies.