Outono deve ter chuva acima da média e temperaturas mais baixas no Estado

Para quem não aguenta mais o calorão que não tem dado trégua na região, então, uma boa notícia: ao contrário de 2015, neste ano, o outono e o inverno devem registrar temperaturas mais baixas, e os dias de frios, que ficaram escondidos no ano passado, devem dar as caras.

Quando o verão chegou, em dezembro de 2015, as previsões não eram nada animadoras: a chuva seria intensa e a expectativa eram acumulados chegando a 600 milímetros entre os três meses da estação. Mas a chuva não veio tão intensa até agora. Mas os meteorologistas apostam em chuvas acima da média para o outono. Assim, as temperaturas devem ser mais baixas este ano, já que não haverá muitos dias de sol. Já no inverno, as fortes precipitações devem perder força.

Publicidade

Conforme a meteorologista da Somar, Maria Clara Sasaki, o outono ainda estará sob a influência do El Niño, o que fará com que as chuvas continuem intensas em Santa Maria.

– Esse ano, o outono vai ser diferente de como ocorreu em 2015. A expectativa de chuva acima da média é muito grande para os três meses da estação, assim, as temperaturas acabarão ficando mais baixas. Podemos esperar dias mais frios, porque, com a chuva, a máxima não sobe muito e poderemos ter temperaturas mais baixas. O outono, quanto às temperaturas, será uma palhinha do que é esperado para o inverno nesta região – diz.

Um outono chuvoso é consenso entre os especialistas. Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), a precipitação deve ficar 50% acima do normal durante a estação em Santa Maria.

 

De olho no inverno

Já no inverno, a tendência é que o El Niño influencie cada vez menos. Segundo Maria Clara, a chuva deve perder intensidade, e a temperaturas devem ficar entre um e dois graus abaixo da média (veja no quadro a previsão). Mas, como ainda faltam quatro meses para o começo da estação, ainda podem haver mudanças:

– Os valores mínimos que a gente determina pelas previsões podem mudar e serem mais baixos. Tudo vai depender de como será a influência final do El Niño e de como a atmosfera vai reagir a isso. É um período muito longo e de transição, que pode sofrer muita influência a longo prazo.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Previsão do tempo: dia das mães será de tempo seco e frio

Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região

3 minutos ago

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho

3 minutos ago

Eldorado do Sul: idoso é liberto de condições análogas à escravidão

A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias

32 minutos ago

Tornado atinge 250 casas em Erval Grande no norte do RS

Evento climático ocorreu nesta sexta-feira e deixou 40 famílias desalojadas. Conforme a Defesa Civil, os…

58 minutos ago

PRF prende traficante e apreende nove quilos de crack em Caçapava do Sul

Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico

2 horas ago

Numismática: como negociar cédulas de 2 reais Valiosas

Saiba quais as notas mais cobiçadas pelos colecionadores

2 horas ago

This website uses cookies.