O Passando a Limpo deste sábado (31) debateu a lei que permite a abertura do comércio camaquense aos domingos e feriados. O caso está gerando uma grande repercussão na população do munícipio. Para aprofundar o assunto, Fábio Renner recebeu o presidente do Sindilojas Camaquã, Luciano Barbosa; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Camaquã, Sandra Maura Ribeiro; e o vereador municipal Marco Longaray, relator da proposta. Além destes, o programa ouviu diversos empresários camaquenses.
De acordo com Barbosa, a proposta não é nenhuma imposição, mas uma opção aos comerciários: “Não é uma lei que vai obrigar a abrir estabelecimentos aos domingos. Os estabelecimentos poderão optar ou não abrir no domingo ou feriado”. Como uma das justificativas da proposta, Barbosa explicou: “Se você quer fazer uma compra no domingo vai aos shoppings de Porto Alegre e deixa seu dinheiro lá. Estamos perdendo receitas e vendas para Porto Alegre e Pelotas por causa de uma lei arcaica”.
Para Sandra Maura, anteriormente não havia comércio nem aos sábados: “Com o passar do tempo, veio redes de fora e começaram a abrir nos sábados a tarde”. Mas para ela, a abertura não foi vantajosa, já que não representou aumento no número de empregos. “Fomos pegos de surpresa com o anúncio desta lei. Nos surpreendeu a decisão do prefeito, que levou a lei à câmara sem falar com o sindicato dos trabalhadores”, lamentou. Sandra Maura ainda citou a frase da campanha da associação: “Se domingo fosse dia de trabalho se chamaria segunda-feira. Domingo é dia de trabalhar o afeto, o amor e o carinho”.
O vereador Marco Longaray é o relator do projeto na Câmara de Vereadores. “O projeto não é inconstitucional, não é ilegal, mas possui uma inviabilidade jurídica”. De acordo com Longaray, o executivo agiu de forma muito rápida: “Eu faria com uma maior cautela, para tentar chegar em um termo viável”. O vereador deu um exemplo pessoal para argumentar sobre a lei: “Eu já trabalhei domingo e feriado para ganhar mais dinheiro quando eu era mais jovem, mas hoje olho para trás e percebo o quanto eu perdi de tempo com a minha família”, justificou.
Evento climático ocorreu nesta sexta-feira e deixou 40 famílias desalojadas. Conforme a Defesa Civil, os…
Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico
Saiba quais as notas mais cobiçadas pelos colecionadores
Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL
Trio já estava na BR-116 rumo a Porto Alegre, quando foram presos em flagrante
Benefício é pago por 120 dias, quando o juiz decide em favor, reconhecendo o vínculo…
This website uses cookies.