Categories: CidadesGeralSaúde

Passando a Limpo fala sobre câncer de pele

Com a chegada do verão, alguns cuidados devem ser tomados pela população. Um dos maiores problemas causados pelo sol é o câncer de pele, que tem crescido de forma alarmante nos últimos anos. Pensando nisso, o Passando a Limpo deste sábado (9) falou sobre o tema, com a dermatologista Fernanda Luca Nazar e com a biomédica esteta Andrezza Woloski Ribeiro.

Fernanda falou sobre os riscos do sol na pele humana: “O horário de maior risco entre às 10h às 16h, quando os raios UVB estão nos picos de maior intensidade. Esse raio é um dos maiores causadores de câncer de pele”. A dermatologista alertou que para estar no sol durante esse horário é necessários estar sempre protegido com protetor solar, boné e camiseta: “Sempre se deve investir em um protetor solar que tenha fator superior a 30”.

Publicidade

A profissional também ressaltou que a forma de aplicação dos protetores solar é de extrema importância e alertou que o produto dura cerca de duas horas e deve ser renovado. Com os bronzeadores, o cuidado deve ser redobrado: “Os óleos são usados para quem quer apenas se bronzear, então a proteção é muito baixa”, destacou a dermatologista.

Em casos que a queimadura já aconteceu, Fernanda recomenda paciência: “Tem que esperar trocar a pele, através do descascamento, utilizar hidratantes e não voltar ao sol”. A dermatologista ainda destacou a importância de fazer autoexame na pele pelo menos uma vez por mês, analisando se aconteceram mudanças significativas.

Andrezza Woloski Ribeiro defende que uma alimentação equilibrada também é fundamental para uma pele bem cuidada. A biomédica defende que a quantidade ideal de água que deve ser tomada tem relação com o peso da pessoa, sendo 30ml diários por quilo. No entanto, ela acredita que o protetor solar é fator primordial: “A primeira coisa é a aplicação do filtro solar”.

A biomédica também falou sobre os cuidados que devem ser realizados após a exposição ao sol: “No pós-sol, o banho não pode ser quente, pois tira a hidratação natural”. Ela também destacou que com o avanço da idade, os cuidados devem ser maiores, pois a pele não se renova mais como antes, e ainda ressaltou as diferenças de tratamento facial entre as estações: “Não usar no verão, cremes que têm ácidos, é proibido”, destacou.

Andrezza ainda comemorou as mudanças de hábito que aconteceram ao longo do tempo, especialmente no que se refere à saúde: “Hoje em dia o pessoal está muito mais preocupado e a proteção está começando mais cedo”. A biomédica concluiu alertando que o tempo nublado também queima, e indicou cremes que contém filtro solar para cabelos.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

6 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

9 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

10 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

11 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

11 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

11 horas ago

This website uses cookies.