Categories: EconomiaNotícias

PEC do 6×1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor

A discussão sobre o fim da escala de seis dias de trabalho por um dia de folga, a chamada escala 6×1, proposta pelo Movimento Vida Além do Trabalho, se transformou em fenômeno nas redes sociais. A conclusão é do levantamento Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que analisou cerca de 30 mil publicações sobre o tema nas cinco principais redes: X, Facebook, Instagram, Linkedin e Tique Tok.

O estudo aponta crescimento de 2.120% no número de postagens sobre o tema 6×1 nas cinco plataformas, saindo de 539 no dia 7 para 11.969 no dia 12. No mesmo período, o volume de interações – curtidas, comentários e compartilhamentos de posts – cresceu 5.513%, passando de 267.124 para 14.995.806 interações.

Publicidade

A proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), na Câmara dos Deputados, estabelece a jornada de trabalho de, no máximo, 36 horas semanais e quatro dias de trabalho por semana no Brasil, acabando com a escalada de 6 por 1.

Do total de conteúdos, 67% foram favoráveis à PEC da extinção da escala 6×1, 26% neutros e apenas 7% contrários. Os dados foram coletados de 7 de novembro a 12 de novembro. Ao todo, 40% de todas as interações se concentraram em 12 de novembro, dia de pico no tema no ambiente digital.

“O tema se transformou em fenômeno nas redes. Além de mostrar a eficiência da narrativa dos promotores da PEC, o fenômeno demonstra ainda o interesse dos brasileiros, independentemente de sua posição político partidária, em se manifestar sobre o tema nas redes sociais. O assunto uniu fortemente a sociedade, sejam pessoas de direita, de centro ou de esquerda”, avaliou Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, em nota.

Foram analisadas ainda as 100 postagens consideradas mais relevantes, sendo as que mais engajaram, em cada uma das redes sociais analisadas. Juntas, essas 500 publicações concentraram 91% do engajamento total – considerando as 30 mil postagens. O engajamento inclui as interações com as postagens, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos.

“A gente observou que a grande maioria das pessoas que se manifestam nas redes sociais defendem a PEC que quer mudar a jornada de trabalho para 5×2, em vez da jornada de trabalho com apenas um dia de descanso”, apontou Tokarski.

Ele pondera que o resultado não quer dizer necessariamente que apenas 7% dos brasileiros são contrários à proposta, já que pessoas que criticam a PEC podem não ter se manifestado até por serem minoria ou por conta de o assunto ser sensível. “Mas deixa clara a tendência de o Congresso receber forte pressão popular pela aprovação da PEC”, ressaltou.

Fonte: Agência Brasil

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carreta tomba às margens da BR-116 em São Lourenço do Sul

De acordo com a Ecovias Sul, ninguém ficou ferido

1 hora ago

Feira do Peixe acontece de 15 a 18 de abril em Camaquã

Produtor rural Arnaldo Buchhorn promove a feira junto ao espaço da Feira do Produtor Rural Willi Dummer

2 horas ago

Calendário de plantio do tabaco passa a ser tema de conscientização no campo

Plantios sucessivos na mesma área, podem levar ao aumento de pragas e doenças

3 horas ago

Nota de falecimento: De Lourdes Dornelles Souza morre aos 69 anos

A cerimônia de despedida na sala Saudade da Funerária Camaquense

4 horas ago

Adolescente que matou o tio com óleo fervente é apreendida

Segundo a polícia, ela colocou o líquido no ouvido do tio enquanto ele dormia

4 horas ago

MPRS presta acolhimento e atendimento a vítimas de acidente com ônibus em Imigrante

Promotor de Justiça de Teutônia mobilizou vários municípios da Comarca para fornecer ajuda nas áreas…

5 horas ago

This website uses cookies.