Está tudo pronto para a volta da cobrança de pedágio na BR-290 (freeway), que liga Porto Alegre e Região Sul e Fronteira-Oeste ao Litoral Norte e BR-101, para saída do Rio Grande do Sul. A partir da 0h desta sexta-feira (15), os motoristas voltam a pagar a tarifa nos postos situados em Gravataí e em Santo Antônio da Patrulha. O grupo CCR, que venceu a concorrência pela rodovia e outros três trechos de estradas federais gaúchas, investirá R$ 500 milhões no primeiro ano do contrato.
A CCR ViaSul, nome da nova concessionária no Estado e que tem contrato de 30 anos, está fazendo testes desde a última segunda-feira (11). Os usuários ficaram oito meses sem o gasto, após o fim da concessão da Triunfo Concepa. A CCR Sul também assumiu a BR-448 (que não terá pedágio) e trechos das BRs 386 e 101. Os pedágios nestas duas rodovias só começam a ser cobrados em fevereiro de 2020. Os sete postos estarão ativados até fevereiro de 2020. O valor unitário para automóveis é de R$ 4,40 por sentido.
Na freeway, os valores serão diferenciados em cada um dos postos. Em Gravataí, onde a cobrança é bidirecional, são R$ 4,40 por sentido – na metade de 2020, o posto muda do km 77 para o km 60. Já em Santo Antônio da Patrulha (km 19) o valor será duplicado, pois a cobrança é em um sentido, rumo ao Litoral, com pedágio de R$ 8,80 para automóveis (confira a tabela dos novos valores nos dois postos). Em agosto de 2020, a cobrança será bidirecional e o valor cairá pela metade, seguindo a tarifa que possivelmente já terá subido.
O valor é reajustado pelo INPC. Quando houve o leilão, em novembro, a CCR ViaSul venceu com proposta de R$ 4,30. Na assinatura do contrato, no começo de janeiro, a tarifa foi atualizada para R$ 4,40, explica a empresa.
Em Gravataí, os funcionários já estão posicionados nas cabines, mas mais para orientar sobre o começo da operação. As cancelas estão liberadas até a meia noite desta quinta-feira (14). A pintura das instalações já está pronta e demais sinalizações, além da sede da concessionária, que foi revitalizada e o nome da CCR ViaSul está em uma faixa. As três Ambulâncias (duas de UTI e uma de resgate) e sete guinchos (cinco leves e dois pesados) devem ser posicionados a partir de sexta-feira.
Na largada do pedágio, 300 funcionários da empresa estão envolvidos com cancelas, apoio, socorro e supervisão. Outros 400 vão atuar na manutenção dos 473,4 quilômetros totais nas quatro rodovias, atividades que também começam na sexta. A previsão é que em agosto mais 350 pessoas sejam contratadas para atuar nos outros postos a serem ativados em 2020 nas BRs 386 e 101. Em janeiro do ano que vem, a CCR ViaSul somará 2 mil trabalhadores.
O motorista Ari Fernando utiliza a rodovia todos os dias para o transporte de pacientes vê a troca de concessionária como uma mudança positiva. Sobre o valor, ele diz “está sendo bem pago pelo estado em que está a rodovia” e que “melhor pagar mais e andar numa estrada boa”.
A empresa informou que o sistema de monitoramento por câmeras de vídeo nos 98,1 quilômetros da concessão não estará instalado agora, pois os equipamentos antigos, usados pela Concepa, terão de ser removidos devido à incompatibilidade com a tecnologia que a concessionará utilizará.
O novo sistema, que se será usado pela primeira vez em estradas sob gestão da empresa, chama-se Detecção Automática de Incidentes (DAI), que aporta maior precisão e agilidade no socorro, diz a CCR ViaSul. Nesta sexta, começa a análise para definir dos pontos onde serão instaladas as câmeras na BR-290 e depois nas outras rodovias. O prazo para ter o sistema em operação é de 36 meses.
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores
This website uses cookies.