Cultura

Pedro Ortaça será o patrono dos Festejos Farroupilhas 2024

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas realizou, na terça-feira (20/2), a primeira reunião de preparação para as festividades de 2024. Na ocasião, foi aclamado o nome do cantor, compositor e violonista Pedro Ortaça para ser o patrono dos festejos deste ano. O encontro aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e contou com a presença de representantes das 20 entidades parceiras que, conforme o decreto estadual 57.349/2023, compõem a Comissão.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

“É uma alegria renovada ver tantas pessoas e instituições dispostas a construir estes festejos tão importantes para o nosso Estado. Estamos trabalhando com antecedência para afinar todos os detalhes. Quero demonstrar todo o meu respeito e admiração por aqueles que se dedicam a esse trabalho”, destacou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

A secretária-adjunta da Cultura e presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, apresentou um histórico dos últimos dois Festejos Farroupilhas. “Após a pandemia, retomamos as atividades em 2022. Em 2023, os festejos foram marcados pela solidariedade aos atingidos pelas enchentes, com uma cavalgada solidária e a arrecadação de donativos”. Gabriella também abordou aspectos da programação e do regimento interno e destacou o compromisso da Comissão em valorizar a diversidade e a importância da homenagem ao patrono Pedro Ortaça.

A presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Ilva Goulart, ressaltou a importância do apoio recebido. “O apoio de tantos nos torna mais fortes. Vamos fazer todo o possível para que os festejos aconteçam a contento de todos”.

O presidente da Fundação Cultural Gaúcha, Oscar Gress, falou sobre a organização conjunta dos festejos. “Organizar as atividades da data magna gaúcha não é tarefa simples e representa uma grande responsabilidade, mas tenho certeza que este grupo qualificado terá capacidade de cumprir esta missão.”

Na reunião, ficou definido que a comissão terá como vice-presidente Rogério Bastos, da Fundação Cultural Gaúcha, ao lado de Karina Contiero Silveira, da OAB/RS, e Ivana Maria Genro Flores, da Casa Civil, como 1ª e 2ª secretárias, respectivamente. A próxima reunião ficou agendada para 26 de março. As etapas seguintes do trabalho de organização incluem a elaboração de identidade visual e a escolha da música-tema, entre outras definições. Neste ano, o acendimento da Chama Crioula será realizado em Alegrete.

Sobre o patrono

Pedro Marques Ortaça nasceu em 29 de junho de 1942, em São Luiz Gonzaga, um dos Sete Povos das Missões. É cantor, compositor e violonista de música nativista. Foi eleito personalidade do século em São Luiz Gonzaga e é conhecido como um dos Quatro Troncos Missioneiros, junto com Jayme Caetano Braun, Noel Guarani e Cenair Maicá. Em 2006, foi agraciado com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, entregue pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em 2009, lançou o DVD “Pedro Ortaça”, gravado em São Miguel das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo. É Mestre das Culturas Populares Brasileiras – Prêmio Humberto Maracanã, do Ministério da Cultura, e tem mais de 120 músicas de sua autoria, consagrando-se como um dos principais baluartes da cultura gaúcha.

Homenagem a Jayme Caetano Braun

O tema dos Festejos Farroupilhas de 2024 é o “Centenário de Jayme Caetano Braun”. A Secretaria da Cultura (Sedac), reconhecendo a relevância cultural e intelectual do artista, propôs a homenagem, oficializada pelo decreto estadual 57.354/223. Durante sua notável carreira, o artista compôs diversas payadas, poemas e canções, sempre destacando o Rio Grande do Sul, a vida campeira, os modos, saberes e práticas do sul gaúcho e do gaúcho sul-rio-grandense, bem como a natureza peculiar da região missioneira do Estado. Trata-se de um artista de suma relevância, cujo legado contribui para o fortalecimento e promoção da cultura e das tradições gaúchas.

Atualmente, a organização dos Festejos Farroupilhas ocorre em duas instâncias: o Estado define as diretrizes gerais, o tema básico e as atividades que envolvem as entidades públicas estaduais e, em âmbito local, os municípios programam e realizam suas manifestações culturais e artísticas. Em 2020, para melhor organizar e integrar as comemorações relacionadas à Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite criou uma Comissão Especial. Cabe a esse grupo a tarefa de unir os festejos mais importantes do ano em uma grande programação, que passou a constituir os Festejos Farroupilhas.

Em 2023, os Festejos Farroupilhas tiveram como tema “Centenário da Revolução de 1923”, e Maria Luiza Benitez como patrona. No ano anterior, o tema foi “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”, e o patrono foi Adair de Freitas.

Texto: Douglas Carvalho/Ascom Sedac

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo; veja como economizar

Escassez de chuvas no período fez Aneel acionar a bandeira tarifária amarela, que aumenta em…

2 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (05)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

5 horas ago

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

19 horas ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

19 horas ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

19 horas ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

21 horas ago

This website uses cookies.