Foto: Ilustração
A Prefeitura de Pelotas confirmou nesta sexta-feira (24) o primeiro caso de dengue em 2025. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e reforça a necessidade de intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O caso positivo foi detectado em um exame rápido realizado em laboratório particular. Outros 18 casos estão sendo investigados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), que é responsável pela confirmação oficial dos casos. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Vera Neto, os testes rápidos podem apresentar resultados falsos positivos ou negativos. Por isso, o Lacen é o órgão responsável por confirmar os casos de dengue.
Mutirão de combate à dengue
Para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura está realizando mutirões de limpeza em diversos bairros da cidade. Nesta sexta-feira e sábado (24 e 25), o bairro Simões Lopes está recebendo uma ação especial, com a participação de equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) e agentes de endemias.
Durante o mutirão, os agentes de saúde orientam a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito, como vasos de plantas com água parada, pneus velhos e outros recipientes que possam acumular água. A Prefeitura também solicita que os moradores coloquem o lixo e entulho em frente às casas para facilitar o recolhimento.
Dados da dengue em Pelotas
Até o momento, foram notificados 25 casos suspeitos de dengue em Pelotas, sendo um confirmado e 18 em investigação. A maioria dos casos (23) é de moradores da cidade.
Importância da prevenção
A prevenção continua sendo a melhor forma de combater a dengue. A população deve estar atenta aos locais que podem acumular água e eliminar qualquer foco do mosquito Aedes aegypti. É fundamental manter os quintais limpos, tampar caixas d’água e tratar a água das piscinas.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.