Sem categoria

Pelotas é destaque nacional por trabalho contra tuberculose e HIV

Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) da Prefeitura de Pelotas, vinculado à Rede de Doenças Crônicas Transmissíveis Prioritárias (RDCTP), foi destacado pelo Ministério da Saúde, na terça-feira (17), por ter atingido 100% de testagem para o HIV, entre os casos novos de tuberculose no ano de 2022. O reconhecimento foi feito pela Coordenação Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas (CGTM/Dathi/SVSA/MS), durante a Reunião Nacional de Coordenações de Programas de Tuberculose, com a entrega de certificado pelo alcance da meta.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

O PMCT tem pactuado, em nível estadual, com a meta de testar novos pacientes com tuberculose (TB) para HIV, conforme pontuou a coordenadora da RDCTP, Greice Mattos. Até o momento, então, foi alcançada a meta de 100%, ou seja, todos os novos pacientes diagnosticados com a doença são testados tanto para HIV, quanto para outros agravos que não fazem parte da meta, mas que o Município coloca em prática: sífilis e hepatites B e C.

Esse contexto é de extrema importância, tendo em vista a identificação de pacientes coinfectados com HIV-TB. Pessoas que vivem com HIV têm chances mais elevadas de desenvolver tuberculose pelo fato de o sistema imunológico ficar extremamente comprometido com a doença. Por isso, a tuberculose é considerada uma das doenças oportunistas do HIV.

Desde setembro deste ano, novos pacientes com tuberculose, diagnosticados com a coinfecção, começaram a ser tratados no Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS (SAE), a fim de que todo o atendimento seja realizado em um único local. Antigamente, o tratamento era na sede do PMCT, no Centro de Especialidades (CE), e no SAE, e por mais que os serviços interagissem, exigia o deslocamento dos pacientes, na maioria das vezes, fragilizados.

Agora, de acordo com Greice, “pensando na vulnerabilidade e na dificuldade de locomoção das pessoas, nós colocamos em prática o tratamento no SAE, com todo apoio da equipe do Programa Municipal de Controle da Tuberculose.” Atualmente, 25 pacientes com coinfecção HIV-TB são tratados em Pelotas.

“A tuberculose é um problema de saúde pública e Pelotas é um dos municípios do Brasil com alta carga da doença. Desta forma, o alcance da meta surge como reconhecimento do trabalho da equipe do PMCT, que busca, diariamente, o diagnóstico precoce de pacientes, bem como a qualificação do cuidado do doente acometido por tuberculose e sua atenção integral”, finalizou a coordenadora da rede.

Tratamento para tuberculose é realizado via SUS

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose funciona em Pelotas desde a década de 1970 e possui o acervo de, aproximadamente, 12 mil prontuários. O espaço atua como porta de entrada e referência para os serviços de saúde e assistência, que encaminham usuários suspeitos ou confirmados com tuberculose e, também, realiza prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento integral.

O tratamento é de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com repasse de orientações quanto à doença e distribuição de medicações. Atualmente, o PMCT conta com 116 pessoas sendo tratadas e, dessas, 25 pacientes com coinfecção HIV-TB.

O atendimento é no Centro de Especialidades, à rua Voluntários da Pátria, 1.436. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3222-5963, das 8 às 11h.

Texto: Assessoria de Imprensa

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

CEEE Equatorial investe em melhorias no Distrito Industrial de Camaquã para reduzir falta de Energia

Gerente Aurélio Knepper explicou sobre os trabalhos na Vila São Carlos e os benefícios para…

2 horas ago

Pneumonia: Como a gripe pode evoluir para este problema respiratório?

Pneumologista Marcelo Mallmann explica os fatores de risco e a importância da vacinação para a…

2 horas ago

Acidente com duas motos deixa uma pessoa ferida em Rio Grande

Um dos envolvidos ficou em estado grave com a colisão

2 horas ago

Grêmio busca reação contra Santos sob pressão da torcida

O Grêmio ocupa a 18ª posição, na zona de rebaixamento

3 horas ago

Kosmos 482 pode cair na Terra: saiba quais os riscos para o Brasil

Brasil está na possível rota de impacto do satélite

4 horas ago

This website uses cookies.