Foto: Foto: Michel Corvello - Arquivo/Ascom
Pelotas se prepara para as tradicionais festividades em homenagem a Iemanjá e Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorrerão no próximo final de semana. A programação inclui procissões por terra e água, homenagens, missas, um almoço comunitário e apresentações artísticas na praça de alimentação da Colônia de Pescadores Z3. Este ano, as festividades têm um significado especial, sendo a primeira após a maior enchente da história do município, que afetou severamente a localidade.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O prefeito Fernando Marroni confirmou sua presença nas celebrações e ressaltou a importância do evento para a comunidade. “Celebraremos as tradicionais festividades religiosas que movimentam diversos municípios do nosso Estado, saudando Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá. Que as águas que animam os povos tragam muitas bênçãos e protejam nossas famílias”, afirmou o chefe do Executivo, que costuma participar da procissão por água saindo da Colônia Z3.
As festividades, marcadas pelo sincretismo religioso, são uma das mais importantes do calendário municipal e têm raízes profundas na cultura local. A primeira procissão por água ocorreu em 1958, e, para garantir o sucesso do evento, a Prefeitura mobilizou diversas secretarias desde o início do mês, em parceria com representantes da Igreja Católica, da Umbanda e das comunidades envolvidas.
Para assegurar conforto e segurança aos participantes, foram realizadas visitas e reuniões de planejamento com a vice-prefeita Daniela Brizolara e secretários de várias áreas, incluindo Urbanismo, Cultura, Saúde e Segurança. A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) implementou ações de limpeza e manutenção nas quatro principais localidades que receberão as festividades, como roçado, patrolamento de vias e reforma de praças.
A Secretaria de Transporte e Trânsito (STT) também se preparou para o evento, garantindo reforço nas linhas de transporte com destino ao Balneário dos Prazeres durante o final de semana. A programação das festividades inclui uma série de procissões, homenagens e missas, culminando em apresentações artísticas na Colônia Z3. A expectativa é de que milhares de pessoas participem das celebrações, fortalecendo a união e a cultura local.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.