Foto: Divulgação
Termina em 28 de fevereiro o prazo para realização da prova de vida dos pensionistas e inativos do IPE Prev nascidos em janeiro. Como não há renovação automática, o recadastramento evita a suspensão do pagamento do benefício e de atendimentos no IPE Saúde. Até o momento, estão pendentes de regularização cerca de mil cadastros.
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O período para prova de vida é de três meses: mês de aniversário, um mês antes e um mês depois. O recadastramento pode ser feito por reconhecimento facial pelo aplicativo Servidor RS ou, presencialmente, nas agências do Banrisul, com apresentação de carteira de identidade emitida a partir de 2006 e que contenha o CPF ou de carteira de motorista atualizada, desde que sejam documentos emitidos no Rio Grande do Sul.
O aplicativo Servidor RS está disponível para pensionistas e inativos como principal forma de realização do recadastramento anual por celular ou tablet, de forma fácil e ágil, sem exigência de documentação. Ele atende a todos os graus de dependência, exceto pensionista estudante, que deve realizar a renovação semestral, e pensionista filho menor e equiparados. Um pré-requisito para a prova de vida pelo aplicativo é que o benefício esteja ativo.
Como usar o APP Servidor RS:
Após finalizar a prova de vida pelo Servidor RS, e a qualquer momento, o pensionista e o inativo podem conferir o comprovante do recadastramento no próprio aplicativo.
Pensionistas e inativos que não conseguirem utilizar o aplicativo podem ir a uma agência do Banrisul.
Aqueles que não conseguirem fazer a prova de vida pelo Servidor RS e residirem em cidade sem agência do Banrisul ou no exterior devem consultar o site do IPE Prev, para obter mais informações.
Os inativos e pensionistas que não conseguirem se recadastrar pelo aplicativo e residirem em cidade sem agência do Banrisul deverão preencher o Formulário de Atualização Cadastral. Esse documento precisa conter a assinatura reconhecida por autenticidade em cartório e deve ser enviado para a Secretaria da Fazenda, juntamente com cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O Aviso de Recebimento vale como comprovante de entrega da documentação. O endereço para envio é: Divisão de Gestão da Folha (Rua Caldas Júnior, 120/13º andar – Secretaria da Fazenda – Porto Alegre – CEP 90018-900).
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