Categories: Geral

Período de poda exige atenção dos camaquenses

Os meses de maio, junho, julho e agosto são os mais propícios para a poda de árvores, mas é importante ter muita atenção antes de realizar este serviço. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente possui uma equipe de técnicos e funcionários que planejam e executam as podas e os abates das árvores na área urbana e rural do munícipio. “Os munícipes que necessitam de algum trabalho de poda ou abate, necessitam fazer um protocolo na Prefeitura de Camaquã, onde será feita uma vistoria para ver a viabilidade da execução dos trabalhos”, comenta o engenheiro agrônomo da SMMA, João Batista Caldasso da Silva.

Existem duas situações. Quando os exemplares de árvores estiverem localizados nas calçadas e praças, o trabalho é feito pelos funcionários da SMMA, retirando os galhos para o setor de resíduos no aterro municipal, onde é feita a trituração dos mesmos, resultando em composto orgânico que será usado em novos plantios de árvores, nas praças também. Quando os exemplares de árvores estiverem no pátio do requerente, é dada uma autorização para poda ou abate, e o mesmo tem que contratar um tele entulho ou caminhão, para encaminhar ao aterro municipal.

Publicidade

Conforme a equipe técnica da Secretaria, o melhor período para podar as árvores, é quando as mesmas estão em repouso vegetativo, que é entre maio e setembro de cada ano, evitando maior stress dos exemplares.

Conforme Resolução do CONAMA 01/2011, artigo 10, não é permitida a poda drástica ou excessiva da arborização pública ou propriedade particular, quando acontece esse tipo de infração, é passível de notificação e multa, pois é considerado crime ambiental. A poda drástica é o corte de mais de 50% do total da massa verde da copa, eliminar a gema apical ou corte da parte superior e corte somente de um lado da copa.

“A poda é feita para retificar a copa, retirando os galhos em excesso, mas não necessariamente tem que ser anual, pois se criou um hábito e uma vontade da comunidade, de podar anualmente, os exemplares que estão na calçada ou no pátio e isso vem causando uma forma de definhar as espécies, pois as mesmas não são árvores frutíferas, que precisam de poda anual”, explica Caldasso.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente fica à disposição da comunidade para atender e tirar qualquer dúvida sobre a arborização no telefone 3671-3967, ramal 211, ou no e-mail meioambiente@camaqua.rs.gov.br, falar com Engenheiro Agrônomo João Batista Caldasso da Silva, ou Engenheiro Agrônomo Marcio Bartz das Neves, no setor de licenciamento ambiental.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

IFSul Camaquã oferece dois novos cursos em 2025

Agora, a instituição também conta com os cursos Superior de Tecnologia em Agrocomputação e Técnico…

34 minutos ago

Afubra Camaquã realiza encontro de negócios em Cerro Grande do Sul

O 58º Encontro de Negócios será realizado nesta quarta-feira (02), a partir das 09h

1 hora ago

Guarany de Camaquã apresenta nova fase em Reunião Almoço da Acic

Evento ocorrerá na próxima quinta-feira (03), na Sede Social da Acic

2 horas ago

Motociclista morre após colisão com carreta em Encruzilhada do Sul

Acidente ocorreu na manhã desta terça-feira (01)

3 horas ago

Câncer de Bexiga: urologista explica os sintomas e a importância do diagnóstico precoce

Rafael Fraga explica como a nicotina irrita a bexiga e quais os sinais de alerta…

3 horas ago

Caixa paga Incentivo Matrícula do Pé-de-Meia nesta terça-feira (01)

O incentivo é creditado em conta Poupança Caixa Tem e os valores podem ser movimentados…

4 horas ago

This website uses cookies.