Categories: BrasilSaúde

Pesquisa da Fiocruz aponta queda no ritmo de mortes por covid

Apesar da quantidade ainda alarmante de novos óbitos provocados pela pandemia no país, a plataforma Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, apontou uma redução de 28,3% na média móvel diária no último mês. Uma comparação entre os dias 9 de abril e 9 de maio mostra que o cálculo registrava cerca de 2.900 mortes diárias e passou a contar 2.100 vítimas fatais. Do dia 25 de abril para cá, ou seja, nas duas últimas semanas, a redução ficou em 15,8%.

> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Mesmo assim, a ferramenta considera que o país ainda passa por um período de manutenção da curva em alta, verificado em quase todos os estados, à exceção de Amazonas, Pará e Pernambuco, onde já se pode dizer que há uma tendência de queda.

A evolução dos novos casos notificados traz o mesmo panorama, mas dessa vez com uma exceção negativa, o Rio de Janeiro, que ainda está numa trajetória de crescimento.

> Toque aqui e confira nossas reportagens e os programas da Acústica em nosso canal no YouTube

O pesquisador da Fiocruz, Christovam Barcelos, ressalta que na última quinta-feira, dia 6, o estado bateu um recorde de notificações de covid, 9.185, e mais de 70% delas vieram da capital, muito acima dos 40% geralmente verificados, o que mostra que os dados dos últimos dias também estão influenciados por informações represadas, mas já podem ser uma consequência das flexibilizações recentes.

O próprio prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, admitiu na última sexta que o pico de mais de 6.600 notificações se deu pelo lançamento em um único dia de muitos casos reportados anteriormente.

Em todo o país, a média móvel de casos em 9 de abril foi 66.156, caindo para 61.411 no dia 9 de maio, ou 7,17%. No entanto, a comparação com 14 dias antes mostra um aumento de 8%. Já no Estado do Rio, os casos passaram de 3.117 para 5.519 em um mês, 77% a mais, e na capital essa média móvel mais do que triplicou, de 1.041 para 3.702.

A média móvel é calculada somando-se os registros do dia com os seis dias anteriores e dividindo o resultado por sete. Desta forma, os pesquisadores conseguem ter um panorama melhor da tendência de evolução da doença naquele período, diluindo as baixas ou picos isolados.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Acic realiza 1º Feirão de Empregos em Camaquã e impulsiona geração de vagas

Carla Roxo destacou a forte participação da comunidade no cadastro das vagas de empregos abertas…

12 minutos ago

Nota de falecimento: Maria Lucia da Silva morre aos 88 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense

1 hora ago

Vídeo: vândalo coloca fogo em entulho em Arambaré

Sinistro ocorreu na madrugada deste sábado (03)

2 horas ago

Grêmio enfrenta desfalques importantes com lesão de Villasanti

Pavón e Arezo podem ser relacionados para partida contra o Santos

3 horas ago

Inter enfrenta Corinthians sem Carbonero; confira a lista de relacionados

Saiba quem são os desfalques colorados para a partida

3 horas ago

Chuvisca espera 15 mil visitantes na Festa do Fumo e Agrifest

Saiba qual a programação completa do evento neste fim de semana

4 horas ago

This website uses cookies.