A Petrobras iniciou a sexta-feira com redução de 3,9% nos preços da gasolina nas refinarias, o maior corte desde o de 5,9% observado em 1º de julho do ano passado, quando a estatal colocou em prática uma nova sistemática de formação de cotações dos combustíveis. Só que o alívio vai durar pouco: neste sábado a empresa elevará os preços da gasolina em 1,5% nas refinarias.
Com o reajuste, a alta acumulada de lá para cá nos preços do derivado de petróleo, que chegou a superar 20% em alguns momentos, está agora em 6%.
Essa é a segunda redução expressiva para a gasolina no espaço de uma semana — no dia 9 a Petrobras já havia cortado o preço do combustível em 3% — e ocorre após um recuo recente nas referências internacionais do petróleo, em meio a sinais de oferta ainda consistente, bem como nas da gasolina.
Paralelamente, a Petrobras anunciou também que os preços do diesel nas refinarias foram cortados em 2,3% a partir desta sexta-feira.
A nova sistemática de formação de preços da Petrobras prevê reajustes quase que diários e procura as oscilações no mercado internacional — os repasses ao consumidor final, entretanto, dependem da estratégia das distribuidoras.
Recentemente, autoridades, incluindo o presidente Michel Temer, reclamaram que os cortes realizados pela Petrobras não estavam chegando ao consumidor final. Houve até mesmo declarações de que o setor de combustíveis praticaria cartel, da parte do ministro Moreira Franco, que encaminhou o assunto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O segmento afirma que o país conta com cerca de 40 mil postos que concorrem no mercado, e que o repasse de preços da Petrobras não ocorre imediatamente aos reajustes realizados pela estatal, devido a questões técnicas e operacionais.
Na última semana, contudo, os preços nas bombas dos postos caíram e interromperam uma série de várias semanas de altas.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.