O estande da horta da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) na Expoagro dá destaque à divulgação do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), com o objetivo de incentivar a migração do plantio convencional para o cultivo com palhada. Conforme o técnico agrícola Nataniél Sampaio, os visitantes podem observar as diferentes combinações de técnicas para aplicar na propriedade e avaliar quais são mais eficazes para promover a prática conservacionista na sua propriedade.
O que deve convencer definitivamente o produtor sobre as vantagens do cultivo de hortaliças com palhada é o simulador instalado no local para mostrar os efeitos da chuva no solo. O terreno com palhada não sofre nenhum tipo de erosão enquanto que na terra nua do cultivo convencional há erosão, levando embora a camada superficial do solo. “A Afubra incentiva as práticas conservacionistas dando assistência técnica e também disponibiliza as sementes de forrageiras para a palhada”, explica Sampaio.
PARA SABER – Dentre os benefícios do plantio direto de hortaliças, destacam-se a redução dos processos erosivos, a economia de água em culturas irrigadas, a diminuição na mecanização, a regulação térmica, o incremento nos teores de matéria orgânica e maior ação biológica de minhocas e outros organismos e a menor dispersão de doenças. Além disso, em função da preservação ou recuperação da qualidade do solo, os níveis de adubação podem diminuir gradativamente sem prejuízo na produtividade de lavouras.
Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico
Saiba quais as notas mais cobiçadas pelos colecionadores
Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL
Trio já estava na BR-116 rumo a Porto Alegre, quando foram presos em flagrante
Benefício é pago por 120 dias, quando o juiz decide em favor, reconhecendo o vínculo…
A reunião abordou a prospecção de novos investimentos
This website uses cookies.