Categories: GeralPolítica

Polêmica: projeto que pode aumentar o valor do IPTU recebe parecer favorável de comissão da Câmara

Causa polêmica um projeto de lei apresentado pelo Poder Executivo de Camaquã, que segue em tramitação na Câmara de Vereadores. A proposta estabelece alteração no Código Tributário, no que trata de isenções no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e modifica a Tabela de Coleta de Lixo.

A expectativa de aumento da taxa fica superior a 500% em alguns casos, o que segundo analistas do projeto, pode significar um aumento de 50% no valor cobrado do IPTU 2019.

Publicidade

O projeto foi apresentado no mês de setembro na Câmara de vereadores e já teve parecer favorável emitido pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara. O assunto atualmente está em análise em outras comissões, antes de ser definida a sua discussão e votação em plenário.

Nesta semana, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), esteve reunido em seu diretório para reunião que tratou do assunto. O partido enviou nota oficial sobre o assunto:

“O Diretório do PDT Camaquã vem por meio desta comunicar a sociedade camaquense, que em reunião ocorrida em 20/11/2018, discutiu e deliberou acerca das seguintes pautas: 1. Projeto de Lei Complementar – PLC N° 03/2018, que trata do Reajuste das Taxa de Coleta de Lixo; 2. Eleição da Mesa Diretora para o ano de 2019.

1. Por unanimidade, o Diretório tirou Indicativo de contrariedade! ao PLC N° 03/2018, que Reajusta os percentuais de Cobrança da Taxa de Coleta de Lixo, apresentado pelo Poder Executivo, em tramitação atualmente na Câmara, uma vez que o mesmo eleva a taxa de Coleta de Lixo em mais de 500%, o que em alguns casos poderá elevar o valor médio final do IPTU, em mais de 50%. Salientamos que quaisquer alterações ao referido projeto serão rediscutidas no Diretório, a fim de dar um direcionamento/indicação aos votos da bancada do partido, sendo imprescindível de antemão, que para contar com o apoio do PDT, que as alterações ao projeto contemplem, a manutenção dos Limitadores Máximos de Alíquota e a diferenciação de percentuais de arrecadação por UR M², entre Unidades Residenciais, Comércios/ Serviços, Industrial e Agropecuária, tal como existe atualmente. De modo a garantir um reajuste adequado, e não exorbitante como está proposto.

2. O Diretório deliberou ainda, que os vereadores que compõem a Bancada do PDT na Câmara, somente poderão acordar e/ou participar da composição de chapa para a eleição da Mesa Diretora da Câmara para o próximo ano, compondo com partidos de oposição! Assim sendo, não estando autorizados para votar e/ou compor, a chapa da situação.

Por fim, reiteramos o compromisso do Partido com a População Camaquense, mantendo-se em uma oposição, responsável, coerente e construtiva. Contribuindo, cobrando e fiscalizando as ações da Administração Municipal.

Camaquã, 21 de novembro de 2018

Diretório Municipal do PDT Camaquã.”

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

9 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

12 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

13 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

14 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

14 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

15 horas ago

This website uses cookies.