Polícia Civil de Taquara - Foto: PC-RS
Em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Civil de Taquara começou a realizar um levantamento sobre a situação de 400 pedreiras no município. A frente busca colher mais elementos para investigações que já estão em andamento com foco no tráfico de drogas e suspeitas de trabalho semelhante à escravidão no local. A estratégia adotada pelas autoridades ocorre após uma operação que resgatou três trabalhadores que recebiam o pagamento com drogas em uma pedreira da cidade.
“O trabalho está sendo ininterrupto que pode levar algum tempo, mas a ideia é mapear uma a uma das pedreiras, identificando os responsáveis para dar sequência na investigação ao tráfico de drogas especialmente e no pagamento de trabalho com crack”, sublinha o delegado.
O delegado Valeriano Garcia Neto afirma que o inquérito deve ser finalizado em duas semanas e remetido ao poder judiciário e que o caso pode parar na justiça federal.
“Em regra agora, uma vez cumprida prisão preventiva , ele tem que ser remetido ao poder judiciário no prazo de dez dias e é o que que vai acontecer. Em relação aos indiciamentos serão feitos por tráfico de drogas Associação ao tráfico de drogas e pelo artigo 149 do Código Penal, que trata exatamente do trabalho análogo à escravidão. Há um debate em relação à competência jurisdicional, da justiça comum estadual ou da justiça federal em relação ao julgamento desse tipo de crime, mas é uma segunda análise que foge da nossa alçada”.
Nesta semana, a Polícia Civil descobriu uma pedreira clandestina em que trabalhadores recebiam crack como forma de pagamento em Taquara, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A ação fez parte de uma operação, batizada de “Pó de Pedra”, que começou com investigações e diligências no final do ano passado. Em dezembro, foi efetuada a prisão de uma mulher, flagrada com uma quantidade considerável de drogas; e de um homem, foragido da Justiça.
Na terça-feira passada, a polícia deteve seis dos sete alvos da operação que têm relação direta com a extração, venda e transporte de pedras grés, extraídas em sítios e fazendas na região rural de Taquara. Feitas de argila fina e compactada, elas são muito utilizadas em alicerces e muros.
Além do valor principal de R$ 50 mil, serão sorteados dez prêmios de R$ 5…
A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…
Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…
Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
This website uses cookies.