Foto: Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (04), a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de São Leopoldo, desencadeou a Operação Consoante, que visa desarticular uma célula de organização criminosa atuante no bairro Feitoria. A investigação, iniciada em maio de 2023, busca esclarecer diversos crimes como roubos, tráfico de drogas e extorsões, atribuídos a membros desse grupo que domina a região com violência e ameaças.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Nesta primeira fase da operação, foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão em São Leopoldo, Guaíba, Taquara, Gravataí e Charqueadas. Segundo a delegada Cibelle Altamiranda Savi, responsável pelo caso, a ação foi fruto de diligências que começaram após apreensões de câmeras de monitoramento supostamente instaladas pelo grupo criminoso. As investigações apontaram a existência de líderes organizados no tráfico de drogas e em práticas de grave ameaça a moradores do Vale dos Sinos e opositores.
Um dos aspectos marcantes do grupo é a adoção de símbolos de ETs, que estão presentes em tatuagens, pingentes e nos muros do bairro Feitoria no Vale dos Sinos. Os integrantes, conhecidos pela violência e por uma extensa ficha criminal, intimidam moradores e extorquem comerciantes, impondo suas regras no bairro e utilizando pontos comerciais para o tráfico de drogas.
Além disso, a polícia identificou que alguns estabelecimentos são forçados a servir de fachada para a venda de entorpecentes, enquanto outros são controlados diretamente pelo grupo. A lavagem de dinheiro através de “laranjas” também é uma prática comum no esquema criminoso, dificultando a identificação dos reais proprietários dos negócios.
Até o momento, a Operação Consoante resultou em quatro prisões, além da apreensão de duas armas, um veículo e joias. A ação continua em andamento no Vale dos Sinos, e novas fases estão previstas para desmantelar completamente o grupo criminoso que vem aterrorizando o bairro Feitoria.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)
Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…
A medida não afeta o atendimento médico à população
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
This website uses cookies.