Polícia Civil e Ministério Público deflagram Operação contra organização criminosa em Rio Grande

Na manhã desta quarta-feira (28), em ação conjunta da Polícia Civil, por meio da 7ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Rio Grande, e do Ministério Público do Rio Grande do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), foi deflagrada a Operação Opulência 2. O objetivo da operação é combater organização criminosa que domina o comércio de gás em Rio Grande.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!  

Publicidade

Até o momento, quatro prisões foram realizadas, sendo uma delas em flagrante. Foram apreendidos 254 mil reais em espécie, munições, veículos e documentos diversos.

A ofensiva, que conta com apoio da Brigada Militar, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Polícia Civil do Rio de Janeiro e Gaeco/MPRJ, procura desarticular uma organização criminosa responsável pela prática de crimes de extorsão, formação de cartel, ocultação de bens e agiotagem em Rio Grande. Além de traficar drogas, o grupo busca dominar o comércio de botijões de gás na cidade, intimidando pequenos comerciantes a comprarem gás da facção e praticarem preços tabelados sob pena de terem seus veículos depredados e suas vidas ameaçadas.

Foram cumpridos mandados judiciais em seis cidades do Rio Grande do Sul (Alvorada, Charqueadas, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande), em Criciúma/SC e no Rio de Janeiro/RJ.

Somente em Rio Grande foram cumpridos 43 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisões, sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias de 22 investigados. Entre os 43 mandados de busca e apreensão, dois são na residência e na revenda de gás que pertencem a membro de organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas e que domina o comércio de botijões de gás na cidade.

Segundo a diretora da 7ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Rio Grande, delegada Ligia Furlanetto, as investigações iniciaram  há 1 ano e 3 meses, apontando que pequenos comerciantes de gás estão sendo intimidados para comprarem gás da facção e praticarem preços tabelados sob pena de terem seus veículos depredados e suas vidas ameaçadas. Pequenos comerciantes, inclusive, abandonaram seus comércios por medo.

Além do Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Delegado Anderson Spier e da diretora da 7ª Delegacia de Polícia Regional do Interior de Rio Grande, Delegada Ligia Furlanetto, participaram da coletiva de imprensa o Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro; o coordenador do Gaeco, André Luis Dal Molin Flores; o promotor de Justiça do Gaeco – Núcleo Região Sul, Rogério Meirelles Caldas; Major Bastos alves e Capitã Pâmela da Brigada Militar.

A operação contou com 370 agentes, sendo, 225 da Polícia Civil gaúcha, 30 do MP/RS, 60 da Brigada Militar, 50 da Susepe e 4 auditores fiscais da Receita Estadual. Pela Polícia Civil, o Departamento de Polícia do Interior, o Departamento de Polícia Metropolitana, o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico e a Coordenadoria de Recursos Especiais foram os departamentos que participaram da operação.

Texto: Polícia Civil

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Bandeira amarela na conta de luz já está valendo; veja como economizar

Escassez de chuvas no período fez Aneel acionar a bandeira tarifária amarela, que aumenta em…

7 horas ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (05)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

10 horas ago

WSL: Italo Ferreira estreia com vitória na etapa de Gold Coast

Líder do ranking, surfista potiguar avança direto para terceira fase

23 horas ago

Camaquã se destaca nas XXII Olimpíadas Especiais das APAEs com vitórias e vagas para as nacionais

Olímpiadas ocorrem de 01 a 04 de maio, no complexo esportivo da Ulbra, em Canoas

24 horas ago

Incêndio em vegetação cobre parte de Dom Feliciano com fumaça

Sinistro ocorreu na tarde deste sábado (03), próximo à área central do município

1 dia ago

Governo abre 3,4 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam nesta segunda-feira (5)

1 dia ago

This website uses cookies.