Foto: Polícia Civil
Nesta segunda-feira (21), a Polícia Civil e a Brigada Militar iniciaram a Operação Shamar, no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e crime de feminicídio. Ações preventivas, repressivas e educativas estão sendo desenvolvidas em todo o Estado.
Segundo a Diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher do Departamento Estadual de Proteção à Grupos Vulneráveis (DPGV) e titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre, delegada de polícia Cristiane Machado Pires Ramos, os resultados já são bastante significativos desde o início das ações.
Durante este período, várias prisões foram realizadas. Em uma delas, em Porto Alegre, um homem foi preso preventivamente por suposta prática dos delitos de perseguição e injúria. Conforme relato da vítima, o suspeito teria ido até a residência da vítima para lhe ofender e lhe ameaçar de morte. Em outro momento, o indivíduo a teria seguido até o seu trabalho e tentado jogar o carro para cima dela. O preso já ostentava antecedentes policiais por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, perseguição e injúria, evidenciando a prática reiterada de condutas criminosas.
Em outro caso, um homem era investigado por lesão corporal contra sua ex-companheira. Em desfavor do indivíduo, também havia mandado de prisão definitiva por roubo. Durante as diligências, além da prisão realizada, foi encontrada uma arma de fogo calibre .32, sem registro, configurando, também, o flagrante por crime de posse irregular de arma de fogo de uso permitido.
A delegada ainda explica que durante a Operação Shamar, a Polícia Civil também está participando de ciclo de debates sobre Políticas Públicas e Direitos, com tema relativo ao enfrentamento à violência contra a mulher, bem como debates da audiência pública da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, com o tema “Os desafios e potencialidades da aplicação da Lei nº 11.340/2006 – Lei Maria da Penha após 17 anos de sanção”.
As ações prosseguirão até o dia 15 de setembro.
Texto: Polícia Civil
De acordo com a polícia, trata-se de Otávio Carlos da Silva de 76 anos
Os novos preços para o mercado brasileiro ainda não foram divulgados, mas a expectativa é…
Criminosos estão aproveitando a comoção mundial em torno da escolha do novo Papa após o…
Sistema Fecomércio-RS inova ao promover um seminário jurídico com um time 100% feminino de palestrantes
Edição de abril distribuiu R$ 200 mil a participantes que incluíram CPF na nota fiscal
Menor volume de chuvas na mudança para a estação seca altera a bandeira tarifária neste…
This website uses cookies.