Categories: Polícia

Polícia investiga casos de racismo, ameaça, calúnia e difamação em Camaquã

Uma série de ocorrências policiais envolvendo crimes contra a pessoa, foram registrados nas últimas 24 horas, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã. Os casos foram informados em boletim divulgado na manhã desta quinta-feira (25) pela delegacia local.

– TOQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP GRATUITAMENTE

Publicidade

Conforme determina a legislação brasileira, não foram divulgados dados pessoais das vítimas destes crimes, mas trata-se de um número considerável de ocorrências para crimes como racismo, ameaça, calúnia, injúria e difamação em Camaquã. Confira abaixo alguns dos casos divulgados pela polícia:

Um dos casos trata-se foi registrado como Injúria discriminatória. Um homem registrou que foi ofendido por uma pessoa que lhe chamou de “vagabundo” e “corno”. Além de usar a seguinte expressão racista: “Negro que nem tu não merece dinheiro”. A polícia já iniciou os trabalhos para que o responsável por tais atos discriminatórios, seja punido.

Já em uma ocorrência de injúria, a vítima diz que sentiu-se ofendida após ter sido chamada de aidética. A situação fez com que ela realizasse um boletim policial sobre o caso.

Há também uma ocorrência registrada de ameaça na cidade. A vítima registrou que foi ameaçada pela suspeita de agressão física. Também disse a equipe plantonista, que a pessoa que lhe ameaçou, proferiu palavras ofensivas, como “Vagabunda tem que raspar a cabeça”.

Ainda há o registro de um crime de difamação, que teria ocorrido através das redes sociais. No registro de ocorrência, a vítima diz que se sentiu ofendida por uma postagem, que teria sido dirigida a ela. Na mesma ocorrência, ainda disse que sofreu apropriação indébita.

O que é Calúnia?

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, O crime de calúnia está previsto no artigo 138 do Código Penal, e consiste em atribuir falsamente a alguém a autoria de um crime. Para que se configure o crime de calúnia, é preciso que seja narrado publicamente um fato criminoso. Um exemplo seria expor, na internet, o nome e foto de uma pessoa como autor de um homicídio, sem ter provas disso.

O que é Difamação?

Prevista no artigo 139 do Código Penal, a difamação consiste em imputar a alguém um fato ofensivo a sua reputação, embora o fato não constitua crime, como ocorre com a calúnia. É o caso, por exemplo, de uma atriz que tem detalhes de sua vida privada exposta em uma revista.

O que é Injuria?

O crime de injúria, previsto no artigo 140 do Código Penal, ocorre quando uma pessoa dirige a outra algo desonroso e que ofende a sua dignidade – é o famoso xingamento. Como se trata de um crime que ofende a honra subjetiva, ao contrário do que ocorre com a calúnia e difamação, no crime de injúria não é necessário que terceiros tomem ciência da ofensa.

Na hipótese da injúria envolver elementos referentes à raça, cor, etnia, religião origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, a pena é aumentada para reclusão de um a três anos e multa.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Condenado por estupro de vulnerável é preso em Encruzilhada do Sul

Homem de 57 anos era considerado foragido da justiça

14 minutos ago

Gramado Summit promove imersão inédita na Serra Gaúcha

Iniciativa prevê mentoria com fundador da Reserva, show nacional e atividade em parque temático da…

15 minutos ago

FBV: empresas da região sul expõem soluções no evento

Camaquã terá representante na Feira Brasileira do Varejo

34 minutos ago

Nota de falecimento: Laura Ivone Silva da Silva morre aos 67 anos

Os atos fúnebres ocorrem no Cemitério da Chácara Velha

39 minutos ago

Arambaré: passagem Maria Gomes é bloqueada

Medida é decorrente o aumento considerável de nível do arroio

57 minutos ago

Troféu Melhores do Campo 2025: premiação terá transmissão pelo Conexão Rural e Rádio Acústica FM

Evento ocorrerá nesta segunda-feira (12); confira agraciados desta edição

1 hora ago

This website uses cookies.