Três dias após a Acústica FM realizar a publicação de um vídeo da ponte João Goulart, que fica sobre o Arroio Velhaco, no município de Arambaré, feito pelo ouvinte Jaime Romeira, o RBS notícias transmitiu uma reportagem, por volta das 19h20 desta sexta-feira (05), da ponte que causa transtornos e medo aos moradores do local.
A repórter Ivani Schütz mostrou a deteriorização da ponte que tem menos de 100 metros e as condições de risco que os que transitam por ela sofrem. Entre os principais problemas da ponte do ano de 1962, estão à podridão das tábuas e as as partes de ferro que estão enferrujadas. Em 1992, houve um acidente com uma carreta que ocasionou a queda da ponte, parte dela foi refeita em 1994, entretanto, nem toda a estrutura metálica de sustentação passou por reparos.
A estrutura, que liga a RS-350 a Tapes, já teve a carga máxima de transição reduzida de 36 toneladas para 15 toneladas após fiscalização do Conselho Estadual de Trânsito em 2013.
A prefeita do município, Joselena Scherer, disse que o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi notificado no ano passado e se comprometeu em realizar uma vistoria e a troca da estrutura, entretanto, a melhoria ainda não foi feita. Em meio há muitas dúvidas, ainda não se sabe ao certo quais serão as medidas a serem providenciadas e quem se responsabilizará pelos prejuízos. A administração municipal pretende fazer um convênio com o Estado para dividir a reforma.
A reportagem da Acústica FM entrou em contato com a assessoria de imprensa do Daer para verificara situação da ponte e dos responsáveis pelo conserto da mesma.
Segundo Mariângela Machado, assessora de imprensa do Daer, a ponte não pertence à jurisdição do Departamento.
Ela salientou que em casos como esses, o Daer aciona seus engenheiros e especialistas para orientar as prefeituras quanto às soluções técnicas a serem adotadas. Na próxima semana, em data ainda a ser confirmada, engenheiros da Superintendência de Obras de Arte Especiais da autarquia irão a Arambaré para fornecer esse apoio.
Foi ressaltado que em momentos anteriores, houve situações pontuais em que o Daer executava reparos de ordem emergencial. Mas atualmente, com o contingenciamento de recursos do Governo Estadual, o Departamento está priorizando obras em pontes que são de sua responsabilidade.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Nem toda planta com flores vibrantes atrai tanta vida quanto a caliandra. Essa espécie, conhecida…
Confira os fatos que marcaram o dia de hoje na história
De acordo com a Polícia Civil, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso…
Saiba tudo sobre os cuidados na gravidez, o momento do parto e a importância da…
Ação ocorreu na noite desta quarta-feira (17), durante patrulhamento ostensivo
This website uses cookies.